O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Maratona educativa marca a segunda edição dos “Diálogos Pedagógicos Contemporâneos”

EVENTOS Data de Publicação: 18 set 2020 00:52 Data de Atualização: 18 set 2020 01:30

Começa neste sábado, 19 de setembro, a segunda edição do “Diálogos Pedagógicos Contemporâneos”, que terá um novo formato, com o tema “Maratona EducAtiva: Liderança e docência digital”. O objetivo da formação, organizada pelos cursos de licenciatura em Química dos câmpus Criciúma e São José, é desenvolver habilidades e competências de liderança e docência digital em licenciandos e professores, incentivando o protagonismo na criação de projetos de intervenção docente em ambiente digital.

Estudantes e professores do IFSC e de outras instituições que oferecem educação básica formam o público a que se destina a maratona, que está dividida em três partes, chamadas “momentos”: Docência Digital, Mentoria para a Live e Revisão Enem. Haverá certificação para quem se inscrever e participar das atividades. Veja abaixo como vai funcionar cada parte da maratona.

Docência digital

A primeira parte da maratona ocorre nos dois primeiros sábados (19 e 26 de setembro, das 14h às 16h) e é destinada a professores e estudantes de cursos superiores. No dia 19, o tema será “Teoria e prática do mundo digital” e, no dia 26, “Batalha das metodologias ativas”. Os eventos serão transmitidos via YouTube, para um público de até 300 inscritos. As inscrições devem ser feitas pelo site da maratona.

No encontro do dia 19, será feita uma abordagem teórico-prática das tecnologias educacionais e metodologias ativas mais utilizadas no contexto da docência digital. Os inscritos vão organizar o plano de aula digital, estabelecer os objetivos de aprendizagem, atribuir as competências e habilidades a serem trabalhados na aula para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e fazer a curadoria do material digital (ferramentas para atividades ativas) a ser trabalhado com os alunos no formato híbrido: momento online e momento offline. Também será trabalhado o contato pelas redes sociais.

Já no dia 26, ocorre uma “batalha” de ferramentas educacionais e metodologias ativas entre os palestrantes do evento. Os inscritos vão poder escolher os formatos digitais que serão utilizados na revisão dos conteúdos do Enem, construir protótipos de atividades e materiais bônus para diversificar a abordagem didática dos temas, testar ideias e produtos e analisar criticamente os resultados esperados e obtidos.

Mentoria para a live

A Maratona EducAtiva segue em 3 de outubro, das 14h às 18h, com a segunda parte, destinada a estudantes (num total de 20) e professores (de seis a sete) dos cursos de licenciatura em Química dos câmpus Criciúma e São José. As inscrições também estão abertas pelo site e o encontro será realizado pelo Google Meet.

Nesse dia, será feita mentoria de professores químicos e pedagogos, que auxiliarão na lapidação dos planos de aulas e materiais educacionais criados pelos alunos e que serão aplicados no momento seguinte (Revisão Enem).. Os inscritos terão a possibilidade de testar suas ideias e construções junto de seus colegas e os professores mentores, fechando um ciclo de construção de uma aula digital com maior segurança.

Revisão Enem

O último momento da Maratona EducAtiva é destinado a estudantes do ensino médio em preparação para o Enem. Durante cinco sábados (de 10 de outubro a 7 de novembro) serão realizadas lives abertas para até 300 inscritos com transmissão via YouTube contendo 20 aulas que passaram pelo momento anterior (“Mentoria para a Live”), realizadas por alunos dos cursos de Química dos câmpus Criciúma e São José. Cada sábado terá quatro aulas com duração de 45 minutos e mais 15 minutos em cada uma para interação com o público.

Para mais informações, acesse o site da Maratona EducAtiva.

 
EVENTOS CÂMPUS SÃO JOSÉ

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.