O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Mestrado profissional em Clima e Ambiente abre seleção para 15 vagas

ESTUDE NO IFSC Data de Publicação: 28 set 2020 17:21 Data de Atualização: 16 out 2020 16:57

Graduados em cursos reconhecidos pelo MEC, preferencialmente em áreas relacionadas a geociências e correlatas, podem se inscrever no processo seletivo para o mestrado profissional em Clima e Ambiente. O curso será ofertado a partir de fevereiro de 2021, com atividades nos câmpus Florianópolis e Itajaí.

A primeira etapa das inscrições deve ser feita por meio do sistema até 27 de outubro. Na segunda etapa, os candidatos devem enviar, por e-mail, toda a documentação exigida pelo Edital 02/2021/1 até 28 de outubro. Entre os documentos obrigatórios, consta pré-projeto de pesquisa a ser elaborado conforme as orientações também descritas no edital.

O mestrado profissional em Clima e Ambiente tem o objetivo de formar profissionais qualificados para compreender os processos climáticos e interpretar as múltiplas relações entre o clima, os ecossistemas costeiros e seus recursos naturais, sejam bióticos ou abióticos. 

No total, o curso terá 15 vagas, distribuídas em quatro linhas de pesquisa: variabilidade climática e impactos ambientais (4 vagas), gestão ambiental: estudos e análises (3 vagas), sistemas costeiros e recursos naturais (4 vagas) e desenvolvimento tecnológico e instrumentação (4 vagas). Serão reservadas, do total, duas vagas para pretos, pardos ou indígenas e uma para pessoas com deficiência.

O processo seletivo será por meio de análise documental e por arguição oral, feita on-line, e escrita. A bibliografia de referência para as questões da arguição escrita está disponível no edital.

A relação dos aprovados em primeira chamada será divulgada em 8 de fevereiro de 2021.

Para conhecer todos os detalhes do processo seletivo, consulte o Edital 02/2021/1.

Outros cursos com inscrições abertas

Também estão abertas até 19 de outubro as inscrições para cursos de especialização a distância até 9 de novembro para o Mestrado Profissional em Proteção Radiológica.

ESTUDE NO IFSC NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.