O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Direx lança edital para selecionar estudantes e servidores para curso de extensão

EXTENSÃO Data de Publicação: 30 set 2020 15:12 Data de Atualização: 02 out 2020 11:22

Apoiar a formação de discentes e servidores extensionistas, através de um curso de extensão, para contribuir para a percepção do arranjo produtivo local, e atingir de modo estratégico setores da sociedade, além de potencializar os currículos envolvidos. Este é o objetivo principal do curso O fazer extensionista que será realizado pela Diretoria de Extensão (Direx) da Pró-reitoria de Extensão e Relações Externas (Proex) e por discentes extensionistas, de 3 de novembro a 15 de dezembro. A participação na iniciativa prevê pagamento de bolsa acadêmica.

O curso oferecerá formação para discentes e servidores, e é dirigida a equipes dos câmpus e do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (Cerfead), formadas por um(a) servidor(a) e até cinco alunos e atenderá demandas da comunidade externa. Segundo a diretora de Extensão, Letícia Cunico, ele objetiva incrementar a formação extensionista de discentes e servidores, por meio da realização de atividades de extensão com a comunidade externa.

Os participantes serão selecionados por meio de Edital Proex 16/2020, que estabelece as normas e regras para seleção de participantes para o curso de extensão, com carga horária de 120 horas. Serão selecionados servidores orientadores de equipes dos câmpus e do Cerfead, alunos para esses grupos e também estudantes para compor a equipe Direx, enquanto ocorrer a iniciativa. Os selecionados receberão um total de R$ 800,00, divididos em duas parcelas, e resultando num total de R$ 4mil por equipe. A fonte dos recursos para este edital está prevista no Plano Anual de Trabalho (PAT) 2020 da Proex “Projeto 03– Fomento a projetos de extensão nos níveis inicial, básico e intermediário”.

Os servidores orientadores auxiliarão os estudantes de sua equipe no desenvolvimento de atividades com a comunidade externa. Os alunos integrantes dessas equipes poderão construir práticas com o público externo, de acordo com a área temática de interesse de cada participante. Os discentes que comporão a equipe Direx auxiliarão no desenvolvimento do curso e também orientarão as atividades desenvolvidas pelos demais participantes, compartilhando as suas experiências de extensão.

Participação

Para participar como orientador da equipe do câmpus e do Cerfead, o servidor deve ter experiência com atividades de extensão, dispor de carga horária para orientar os estudantes extensionistas no desenvolvimento das atividades do curso de extensão, e possuir possibilidade de acesso ao ambiente virtual de aprendizado (AVA).

O aluno que deseja integrar a equipe do câmpus e do Centro de Referência ou o grupo da Direx deve enquadrar-se, preferencialmente, na situação de vulnerabilidade social, atestada pelo Índice de Vulnerabilidade Social (IVS), conforme diretrizes do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) do IFSC, dispor de carga horária para atuar no desenvolvimento do curso de extensão, estar regularmente matriculado(a) durante a sua participação no curso, e também possuir possibilidade de acesso ao ambiente virtual de aprendizado (AVA).

Inscrição

As inscrições estão abertas até 11 de outubro. O servidor, orientador de equipe, deverá realizar a inscrição da equipe, exclusivamente, via Google Forms, por meio do link. Aos discentes que comporão a equipe Direx, a inscrição também será, exclusivamente, via Google Forms, por meio do link.

Importância

“Acredito muito nas ações de extensão, onde o envolvimento, sejam de práticas do ensino técnico ou de novos conhecimentos gerados pela pesquisa, podem atuar como catalisadores do desenvolvimento social e econômico e ainda na valorização cultural de determinada região”, destaca o professor Roberto Akitoshi Komatsu, que atua em projetos de extensão envolvendo alunos, produtores e comunidade de municípios na região de Lages.

Segundo ele, os alunos envolvidos têm vislumbrado a riqueza e potencial do segmento com frutas nativas da serra catarinense (uvaia, butiá, goiaba serrana e araçá vermelho), e muitos tem continuado na área de pesquisa em pós graduações ou atuações mercado de trabalho a produtores rurais e no setor da agroindústria. “Produtores, setor de serviços e da indústria tem valorizado e investido cada vez mais, despertado pelas ações da pesquisa e ensino, e impulsionado pelas ações da extensão”, finaliza o docente extensionista.

Ísis Leites cursa a 5ª fase do curso Técnico Integrado em Edificações no Câmpus Florianópolis e também fala sore a importância da extensão na vida acadêmica do estudante.

 

Para a estudante do Câmpus Garopaba, Fernanda da Cruz Martins, conheceu o programa de extensão Mulheres Sim, quando fazia o curso de Empreendedorismo no Setor Turístico, e isso a incentivou a voltar a outros cenários. “Percebi que tinha uma demanda de mulheres em vulnerabilidade, o que me motivou a reabrir e voltar às atividades da Associação União Norte. Nossas ações são dentro dos princípios da economia solidária e na geração de renda pra essas mulheres”, conta ela.

E sua relação com a extensão não parou aí. “Esse ano estou estudando no curso técnico em Hospedagem e entrei como bolsista no projeto de Extensão Mulheres Arteiras. Eu como bolsista e como aluna tenho orgulho de falar que faço parte desse projeto e do apoio que recebemos da instituição. Percebo que muitas mulheres não conheciam e não sabiam que podiam terminar seus estudos e se capacitar para conseguir empregos com melhor remuneração. É essencial para o desenvolvimento humano dessas mulheres. Os professores, com o olhar técnico, ensinam, ajudam a pensar diferente, e capacitam”, ressalta Fernanda, que já faz uma previsão para o próximo ano: “estou muito feliz mesmo de fazer parte e ano que vem vou fazer Gestão Ambiental e pretendo sempre me candidatar e fazer parte dos projetos de extensão”.

Cronograma

Data limite para inscrição das equipes e dos discentes da equipe Direx: 11 de outubro
Divulgação do resultado final: 14 de outubro
Prazo para solicitação de reconsideração: até 15 de outubro
Participação no curso: 3 de novembro a 15 de dezembro
Envio dos relatos de experiência: até 15 de janeiro
Haverá disponibilização de certificados, após aprovação do relatório final do curso no Sigaa-Extensão.

Dúvidas sobre o edital ou sobre o curso devem ser enviadas exclusivamente para o e-mail extensao@ifsc.edu.br.

EXTENSÃO NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.