O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Confira a programação completa da SNCT

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE Data de Publicação: 16 out 2020 09:44 Data de Atualização: 08 dez 2020 11:59
"Inteligência artificial...e eu com isso?!" Você já se fez esta pergunta? Pois a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano (SNCT) vai dar bons motivos para você responder: "tudo!" Para quem estuda ou trabalha com turismo, hospitalidade e lazer, o Câmpus Florianópolis-Continente desenvolveu uma programação totalmente focada nestas áreas para os dias 21, 22 e 23 de outubro. Por conta da pandemia de Covid-19, as palestras serão online, com transmissão ao vivo pelo Facebook do câmpus. 
A primeira delas tem justamente como tema aquela pergunta inicial. Sérgio Luciano Ávila, doutor em otimização de sistemas e professor do Câmpus Florianópolis do IFSC, vai dar um panorama geral sobre a inteligência artificial (IA) na abertura da SNCT, que começa às 15h. Ele vai abordar aspectos como a modelagem do conhecimento, formas de resolver problemas, comportamento inteligente e aprendizado de máquina. 
Se você acha estes termos muito distantes da sua realidade, os palestrantes também vão trazer exemplos bem práticos para mostrar como a IA está presente no seu dia a dia, como os bots - conhecidos como robôs da Internet que executam tarefas. Você já deve ter teclado com algum em um chat de banco. Também são eles que atualizam seu feed da rede social ou que imitam uma conversa humana no atendimento de companhias aéreas e até hotéis.
 

Inteligência artificial na hotelaria

E é sobre a aplicação da IA no turismo e hotelaria a segunda palestra do dia 21, às 17h, com o especialista João Luiz Coelho, gerente comercial da Asksuite, que tem mais de 1.300 projetos ativos no mercado. Ele vai mostrar como este avanço tecnológico, somado à automação, é utilizado para eliminar rotinas, melhorar e agilizar o atendimento ao público, gerar mais vendas e aumentar a lucratividade. 
 

Dados para corrigir rotas em eventos

Além da execução de tarefas, os sistemas inteligentes buscam informações do público para melhorar uma atividade, como durante um evento. E foi neste segmento que Bruno Ribas resolveu focar ao criar a startup Event Mining. Ele é formado no Curso Técnico em Eventos do câmpus e será o terceiro palestrante do dia, às 19h, com a abordagem sobre o uso de informações coletadas durante um evento, como em chats, para melhorar a relação entre participantes, palestrantes e organizadores, por exemplo.
Bruno já falou sobre o uso da tecnologia ao conceder a entrevista sobre como estava atuando durante a pandemia. Assista:
 

 

Segundo dia começa com IA em bares e restaurantes

No dia 22, Isaac Paes Sobrinho, co-fundador do OiMenu Tecnologia, vai falar sobre sua experiência com cardápio digital. Com anos de experiência no mercado de food service, sócio de restaurantes e cervejaria, ele percebeu que o mercado precisava de uma solução de autoatendimento para restaurantes que fosse pensada por quem está atrás do balcão, e não feita apenas por desenvolvedores. Foi aí criou o cardápio para tablets.
Ele também vai falar sobre gestão da gastronomia, auto atendimento, delivery e cloud
kitchen. Este último termo está virando uma febre no mundo todo: são as cozinhas compartilhadas, em que em um mesmo local podem funcionar várias estações de trabalho, oferecendo diferentes tipos de comida.
 

O que muda no Turismo

Como a aplicação da inteligência artificial no turismo poderá mudar as relações de consumo será o tema da palestra do professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Alexandre Biz, às 19 horas. Líder do Grupo de  Pesquisa TURITEC e Coordenador do Laboratório de Destinos Turísticos Inteligentes -  LabDTI, ele desenvolve pesquisas em destinos turísticos inteligentes e aplicações da Engenharia e Gestão do Conhecimento para o Turismo. 
Entre os impactos apontados por ele estão os serviços customizados online, o uso de atendimento por robôs, a análise e processos de dados e a realidade aumentada/virtual.
E para encerrar o ciclo de palestras, no dia 23, às 19 horas, o especialista em estratégias de marketing digital, Diego Corrêa, vai falar sobre como a inteligência artificial e a computação cognitiva vão afetar a indústria de viagens. O objetivo, segundo ele, é fazer uma "ponte para o futuro" e mostrar como usar algoritmos da IA para tomar decisões e melhorar a experiência dos usuários.
 

O que é a SNCT

Com atividades coordenadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, a SNCT tem o objetivo de “mobilizar a população, em especial crianças e jovens em torno de temas e atividades de Ciência, Tecnologia e Inovações, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação”.
 
CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.