O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

IFSC promove tour virtual pela Fortaleza de São José da Ponta Grossa

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE Data de Publicação: 23 out 2020 14:08 Data de Atualização: 08 dez 2020 11:59

Um dos cartões postais de Florianópolis poderá ser visitado virtualmente. Alunos do Curso Técnico em Guia de Turismo do Câmpus Florianópolis-Continente gravaram um tour virtual pela Fortaleza de São José da Ponta Grossa, no Norte da Ilha de Santa Catarina.

Serão nove episódios, divulgados semanalmente a partir deste domingo (dia 25/10) no canal do Câmpus Florianópolis-Continente no YouTube e pelos canais de comunicação do IFSC. 

O guiamento vai trazer informações sobre calabouço, sistema defensivo, canhões, paiol da pólvora, capela, atelier das rendeiras e muito mais! Os vídeos também terão tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A aluna Luciana Zagonel explica mais no vídeo abaixo sobre como será esse guiamento:

Conheça o projeto

Este ano é a terceira edição do projeto "Turismo Receptivo na Fortaleza de São José da Ponta Grossa", que por conta da pandemia de Covid-19 teve a proposta alterada do guiamento presencial para o tour virtual.

A coordenadora do projeto, professora Maria Helena Alemany Soares, explica que em virtude desta nossa nova realidade, além do objetivo em atender a tríade ensino, pesquisa e extensão, o projeto visa promover, através do uso de canais de comunicação como mídias sociais, a inovação no campo de guiamentos.  "O público que assistir aos episódios terá a oportunidade de conhecer a fortaleza através dos guias de Turismo."  

O projeto tem a parceria da Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC/SECARTE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A UFSC é gestora das fortalezas há 40 anos. 

Na primeira edição do projeto, realizada em 2018, foram atendidos 1328 visitantes. E em 2019, mais de 2500 turistas. A expectativa é que com os guiamentos em vídeos mais pessoas possam conhecer a história e a arquitetura da fortaleza, mesmo nunca tendo visitado Florianópolis.

A Fortaleza de São José da Ponta Grossa 

Ela é parte do conjunto de três fortificações instaladas na Baía Norte e que formavam o triângulo defensivo da Ilha de Santa Catarina: Fortaleza de Santa Cruz, na Ilha de Anhatomirim, Fortaleza de Santo Antônio, na Ilha de Ratones Grande, e a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, na Praia do Forte. Esse sistema defensivo foi idealizado a partir de 1739 pelo Brigadeiro José da Silva Pais, a serviço da coroa portuguesa. 

E é justamente sobre a história desse sistema defensivo o primeiro episódio do guiamento virtual, conduzido pela egressa do curso, a guia Giana Giombelli Paludo. O conjunto arquitetônico recebeu no ano passado mais de 196 mil visitantes. 

Saiba mais sobre o curso

O curso técnico em Guia de Turismo busca preparar estudantes para promover e valorizar os atrativos turísticos de Santa Catarina e do Brasil. O curso é composto por disciplinas, como História e Geografia de Santa Catarina, Patrimônio Cultural, História e Cultura da Arte, e Técnicas de Guiamento.

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.