O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

[Podcast] No seu pescoço, de Chimamanda Adichie

CÂMPUS ITAJAÍ Data de Publicação: 20 nov 2020 18:49 Data de Atualização: 20 nov 2020 19:54

Neste episódio do podcast "Arte e Cultura remota para os seus ouvidos", a equipe multidisciplinar do projeto de extensão "Nas Entrelinhas: literatura de autoria feminina no presídio feminino de Itajaí", do câmpus São José,  compartilha suas reflexões acerca da leitura da obra "No seu pescoço" da escritora Chimamanda Adichie. Esta discussão conta com a participação da pesquisadora Dayane Evellin (UFSC) que, em sua pesquisa de doutorado realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Inglês, investigou questões de gênero e raça nos escritos da escritora nigeriana. 

"No seu pescoço" foi um dos livros selecionados para o projeto de extensão "Nas Entrelinhas", que busca incentivar a leitura e promover a reflexão crítica de mulheres em privação de liberdade. O projeto é coordenado pelo professor Leonardo da Silva, do câmpus São José, e neste ano de 2020 é realizado de forma remota, priorizando assim a saúde e segurança e possibilitando o acesso à literatura por parte das mulheres no presídio feminino de Itajaí.

O podcast “Arte e cultura remota para seus ouvidos” é um dos resultados do projeto de extensão “(Des)controle remoto: literatura como sobre(vivência), indag(ação) e trans(formação) em tempos de isolamento social”, coordenado pela professora de Inglês do Câmpus Itajaí Aline Guerios. O grupo de leitura, que promove discussões de forma on-line, transformou parte do conteúdo de suas reuniões em podcasts que ficarão disponibilizadas nas plataformas do IFSC. Os episódios são produzidos pela coordenadora do projeto Aline Guerios e pelo servidor Jeferson Vieira, coordenador de Produção Audiovisual do IFSC.

O programa será postado quinzenalmente, aos sábados, no site do IFSC e nas principais plataformas de podcast (Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts, Anchor, Breaker, Castbox, Overcast, Pocket Casts e RadioPublic).

 

Conheça o projeto de extensão

Quando o período de distanciamento social começou, a professora de Inglês do Câmpus Itajaí Aline Guerios teve a sensibilidade de perceber que era preciso ampliar as formas de diálogo com os alunos, servidores e com a comunidade externa e ela escolheu a literatura para propor isso. Ela reuniu uma série de projetos de extensão que envolvem arte e cultura de diferentes câmpus e que estavam parados, por conta da pandemia, para propor um grupo de literatura virtual. Foi assim que ela uniu os projetos “Nas entrelinhas: literatura de autoria feminina no presídio feminino de Itajaí”, coordenado pelo professor Leonardo da Silva (câmpus São José), o grupo de teatro Palcollet do câmpus Xanxerê, o Jornal literário do Câmpus Itajaí e o curso técnico concomitante em Teatro do Câmpus Joinville e submeteu ao edital de chamada emergencial de enfretamento ao Covid-19 o projeto “(Des)controle remoto: literatura como sobre(vivência), indag(ação) e trans(formação) em tempos de isolamento social”.  
 

CÂMPUS ITAJAÍ CÂMPUS SÃO JOSÉ

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.