O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

IFSC participa do 38º Seurs com quatro projetos de extensão

EVENTOS Data de Publicação: 18 nov 2020 16:16 Data de Atualização: 19 nov 2020 16:41

Iniciou nesta terça (17) e segue até quinta-feira (19) o 38º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs), com o tema “Extensão Universitária: caminhos para inovação e desenvolvimento social”. Esta edição é realizada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), por meio da sua Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex).

O IFSC participa do evento com apresentação de quatro projetos: Prevenção de incêndio em edificações históricas no estado de Santa Catarina, que tem a orientação da professora do Câmpus Florianópolis Ana Paula Pupo Correia; IFSC Araranguá: projeto de extensão para desenvolvimento de habilidades linguísticas e interculturalidade, de autoria da docente Nayara Salbego; IFSCineminha: arte e cultura na infância, de Luana de Gusmão Silveira, professora do Câmpus Garopaba, e os alunos do curso Técnico Integrado em Administração e bolsistas do projeto, Luiz Filipe Candido de Souza e Thauany Miranda Coelho; e Práticas extensionistas realizadas no IFSC- Câmpus São Miguel do Oeste, das professoras Maria Helena Romani Mosquen e Ane Luize de Oliveira. 

O projeto IFSCineminha já está em sua quinta edição e atendeu durante esse período em torno de cinco mil crianças. Luana relata que, neste ano, em função da pandemia, ao invés das crianças virem até o IFSC, o grupo optou pela distribuição de kits cinema, com o propósito de proporcionar a realização de sessões de cinema em família. “Realizamos neste ano a proposta do projeto de forma diferente, levando o cinema até as famílias; possibilitando aos participantes momentos muito especiais, com direito ao que se tem em uma sessão de cinema e muito mais. As crianças puderam se divertir, aprender, criar brinquedos pedagógicos e, principalmente, tiveram um momento em família”, conta a bolsista do projeto e aluna do curso Técnico Integrado em Administração, Thauany Miranda Coelho. 

Para ela, compartilhar essa experiência em um evento como o Seurs é muito importante. “Estimula a quem assiste, incentiva a novos projetos, divulga as atividades que estão sendo realizadas, e abre um leque de possibilidades para quem quer participar, aproximando a comunidade da instituição”, destaca a estudante.

Discussões

O evento iniciou com a palestra do professor da Universidade Nacional de Rosário, Juan Manuel Medina, que discutiu a Extensão Universitária: caminhos para inovação e para o desenvolvimento social. Segundo ele, a integralidade e a curricularização da extensão são desafios na atualidade educacional. Para Juan a naturalização da extensão é possível se conviver no ato educativo normal. 

Ele coloca que no momento em que o capitalismo global pretende funcionalizar a universidade e, de fato transformá-la numa agência de extensão ao seu serviço, a reforma da universidade deve conferir uma nova centralidade às atividades de extensão e concebê-las de modo alternativo ao capitalismo global, atribuindo às universidades uma participação ativa na construção da coesão social, no aprofundamento da democracia, na luta contra a exclusão social e à degradação ambiental, na defesa da diversidade cultural. 

A programação contempla diversas discussões pertinentes à extensão universitária. Dentre eles, “Incubadoras e Inovação Social”, “Extensão e Cultura: caminho de respeito humano”. Nesta quinta-feira (19), os debates iniciam às 8h30 com a mesa-redonda “Extensão e Pós-graduação”, e no turno da tarde, a partir das 14h, a conversa será sobre “Extensão como caminho para desenvolvimento de competências profissionais atuais”. O encerramento, na tarde desta quinta-feira (19), pode ser conferido aqui

Mais Seurs

O Perobal está presente no evento on-line e é um espaço que oportuniza conhecer as ações extensionistas das universidades federais, das universidades estaduais, dos institutos federais que compõem o Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior (Forproex) da Região Sul. No local virtual é possível conhecer através de vídeo a relevância da extensão universitária, suas ações e os impactos gerados na sociedade. 

EVENTOS NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.