O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Ensino Médio Técnico: dúvidas são esclarecidas em live

ESTUDE NO IFSC Data de Publicação: 30 nov 2020 12:31 Data de Atualização: 30 nov 2020 12:50

Na última sexta-feira, o IFSC realizou uma live para esclarecer as dúvidas sobre seus cursos técnicos integrados ao Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico. Cerca de 80 pessoas acompanharam a transmissão ao vivo pelo canal do instituto no YouTube. Durante quase 1h30, o chefe do Departamento de Ingresso do IFSC Raphael Gerba e o coordenador de cursos técnico Igor Guterres Faria responderam às perguntas enviadas pelo público por e-mail, mídias sociais e no chat do evento.

A live foi realizada neste momento justamente pelo IFSC estar com inscrições abertas para o Ensino Médio Técnico com início no primeiro semestre de 2021. São 1,4 mil vagas em 16 cidades de SC. As inscrições são on-line e devem ser feitas até 15 de dezembro. Em função da pandemia, o processo seletivo será por sorteio.

-> Veja as vagas disponíveis e como se inscrever

A gravação da live está disponível no canal do IFSC no YouTube e pode ser conferida na íntegra abaixo:


As principais dúvidas respondidas durante a live podem ser esclarecidas apenas com a leitura do edital de Ingresso n° 05/DEING/2021/1. Para facilitar, destacamos os principais pontos tratados no evento na forma de pergunta e resposta:

O que são os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio?
São os cursos em que o aluno faz a formação básica - o Ensino Médio - juntamente com uma formação profissional - o curso técnico. Neste post do Blog do IFSC ”O que o Ensino Médio do IFSC tem de diferente?”, explicamos com detalhes o funcionamento do Ensino Médio Técnico.

Quanto tempo dura o Ensino Médio Técnico do IFSC?
Conforme explicamos neste post do Blog do IFSC, a maioria dos cursos técnicos integrados do IFSC têm uma duração de três anos. No entanto, os projetos pedagógicos de alguns cursos preveem uma duração maior, com quatro anos. O que muda também é a carga horária dos nossos cursos. Como as disciplinas do Ensino Médio e os da formação técnica ocorrem de forma integrada, nossa carga horária pode ser maior e,  por isso, alguns cursos possuem atividades em dois turnos em alguns dias da semana.

É possível fazer só o Ensino Médio no IFSC?
Não. O IFSC não oferta cursos de Ensino Médio regular, apenas cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Portanto, ao se matricular no IFSC o aluno deverá cumprir o que é planejado no projeto pedagógico de cada curso. Leia aqui mais detalhes.

Existe algum tipo de certificação parcial para quem faz o Ensino Médio Técnico do IFSC caso não se conclua todo o curso?
Já explicamos que não tem como alguém atualmente sair só com o diploma de Ensino Médio do IFSC sem finalizar todo o curso técnico integrado. Porém, para as disciplinas técnicas é um pouco diferente. A instituição estimula que os projetos pedagógicos de curso prevejam o que chamamos de certificações intermediárias. Desta maneira, caso o estudante desista de alguma etapa, ele poderá ter direito ao certificado em algumas qualificações, seguindo alguns critérios, se assim estiver planejado no projeto pedagógico. Mais informações no post do Blog do IFSC.

Quem pode se inscrever nos cursos técnicos integrados?

Para ingressar no curso técnico integrado ao Ensino Médio, o estudante deve possuir o Ensino Fundamental completo ou concluí-lo anteriormente à data de matrícula. No caso do processo seletivo aberto (Edital de ingresso n° 05/DEING/2021/1), o período de matrícula da primeira chamada termina em 29 de janeiro. Portanto, só poderão se matricular os estudantes que tiverem terminado o Ensino Fundamental até essa data.  

Já estou cursando Ensino Médio regular. Posso me inscrever no curso técnico integrado do IFSC e iniciar no segundo ou terceiro ano?
É possível se inscrever, mas todo aluno inicia no primeiro ano do Ensino Médio Técnico. Existe a possibilidade de os alunos poderem validar até 60% das unidades curriculares do Ensino Médio, o que deverá ser visto após o ingresso no curso. No entanto, há grandes chances do estudante ter que repetir muita unidade curricular considerando o ensino diferenciado do IFSC e o fato do curso técnico ser integrado ao Ensino Médio.

Qual o valor do curso e da taxa de inscrição?

Todos os cursos do IFSC são gratuitos. Quando o processo seletivo é por sorteio, também não há taxa de inscrição.

Quais os cursos técnicos integrados disponíveis?
Para o processo seletivo 2021.1, os cursos disponíveis podem ser conferidos neste link ou no Edital de ingresso n° 05/DEING/2021/1.

Como faz para se inscrever no Ensino Médio Técnico do IFSC?

As inscrições para o processo seletivo 2021.1 são gratuitas e devem ser feitas pela internet, acessando o Sistema de Ingresso do IFSC. Antes de se inscrever, é importante que o(a) candidato(a) leia atentamente o Edital de ingresso n° 05/DEING/2021/1

Por que é importante ler o edital?

É no edital que estão as regras do processo seletivo e as informações sobre cursos disponíveis. O edital informa onde as vagas estão sendo oferecidas, qual o turno do curso, quantas vagas existem em cada curso, se existem vagas reservadas pelo sistema de cotas, além de todo o cronograma do processo com as datas desde a inscrição até a matrícula.

-> Blog do IFSC: Afinal, o que é um edital?

A pessoa pode se inscrever em dois cursos do Ensino Médio Técnico?
Não, cada candidato(a) pode ter apenas uma inscrição por processo seletivo. Caso o(a) candidato(a) faça mais de uma inscrição no mesmo processo seletivo, mesmo que sejam para cursos e até câmpus diferentes, apenas a última inscrição será considerada válida.

É possível fazer um curso técnico e um curso de qualificação ao mesmo tempo no IFSC?
Sim, isso é possível. A legislação apenas não permite fazer dois cursos de graduação ao mesmo tempo em instituições públicas de ensino. O IFSC também veda, por meio do seu Regulamento Didático-Pedagógico, a realização de dois cursos técnicos ao mesmo tempo. Mas, no caso do curso de qualificação (ou de Formação Inicial e Continuada - FIC), não há nenhum problema em fazê-lo junto com outro FIC, técnico ou de graduação. Portanto, se você já está fazendo um curso de qualificação no IFSC e quer se inscrever para o Ensino Médio Técnico, isso pode ser feito.

Tem sistema de cotas para o Ensino Médio Técnico do IFSC?
Desde 2012, tem uma lei de cotas que reserva 50% das vagas para quem estudou em escola pública. Dentro dessa cota, existe reserva de vagas de acordo com renda e raça (pretos, pardos e indígenas). Os detalhes podem ser conferidos no edital e nesta página do IFSC. No caso do Ensino Médio Técnico do IFSC, para o candidato concorrer às vagas pelo sistema de cotas, precisa ter feito todo o Ensino Fundamental em escola pública. Pessoas negras que tenham estudado algum ou todos os anos do Ensino Fundamental em escola particular não podem concorrer às vagas pelo sistema de cotas, pois, o primeiro pré-requisito do sistema é ter cursado todo o Ensino Fundamental (no caso de quem tenta uma vagas para o Ensino Médio Técnico) em escola pública.

-> Entenda o Sistema de Cotas utilizado pelo IFSC

Como saber se minha inscrição foi concluída?
Após preencher os dados no Sistema de Ingresso, a inscrição é concluída. O documento que comprova que a inscrição foi feita é o comprovante de inscrição gerado pelo sistema após a finalização do preenchimento de todos os dados. É importante que o(a) candidato(a) faça o procedimento até o final quando irá aparecer um botão para gerar esse comprovante - que pode ser impresso ou salvo em PDF. O(a) candidato(a) deve guardar este comprovante que trará a informação de qual processo está inscrito, para qual câmpus e qual curso. Para conferir se a inscrição foi efetuada, é possível acessar o Sistema de Ingresso e ir na opção “Já me inscrevi”. Se a inscrição tiver sido concluída, ela irá aparecer ali e será possível gerar um novo comprovante. Se a inscrição não aparecer é porque não foi concluída e você deve efetuar uma nova inscrição.

Como posso alterar as informações da minha inscrição?
Acesse o Sistema de Ingresso e clique na opção “Já me inscrevi”.

Como funciona o processo seletivo?
Normalmente, há duas formas de seleção para cursos técnicos integrados: o exame de classificação e o sorteio público. Neste processo seletivo de 2021.1, em função da pandemia, a seleção para todos os cursos será realizada por meio de um sorteio eletrônico que ocorrerá em 17 de dezembro. Não é possível acompanhar o sorteio ao vivo, mas a gravação é disponibilizada no site.

-> Entenda como funciona o sorteio público

Como saber se fui aprovado?
A lista de aprovados será divulgada em 22 de dezembro no sistema de resultados do IFSC.

O IFSC entra em contato com o candidato para informar que foi aprovado(a)?
É responsabilidade do(a) candidato(a) acompanhar as divulgações e realizar os procedimentos conforme orientações do edital. O Departamento de Ingresso envia um e-mail (para quem autoriza o recebimento) com um lembrete. Em alguns casos, os câmpus podem até fazer ligações. No entanto, por algum problema técnico, esses procedimentos podem não ser feitos. Por isso, cabe sempre ao candidato ler o edital e acompanhar as datas de divulgações conforme apresentadas no documento.

Como funciona a segunda chamada e o chamadão?
Depois de realizadas as matrículas de quem foi sorteado(a) na primeira chamada, as vagas que não foram preenchidas são divulgadas em uma segunda chamada ou num chamadão. Nesta segunda chamada, são convocados os candidatos classificados na sequência e também um número superior que pessoas que ficaram na lista de espera. Esse formato é adotado pelo Departamento de Ingresso para que as vagas sejam preenchidas de forma mais rápida de maneira que os candidatos possam acompanhar o início do curso. Caso os candidatos classificados na segunda chamada não se matriculem, aí são chamados os candidatos classificados na lista de espera que manifestaram interesse na vaga.

Como serão feitas as matrículas?
Por causa da pandemia, as matrículas estão sendo feitas de forma on-line. Todas as informações estão detalhadas no edital. No entanto, por ser uma instituição pública, o IFSC precisa de documentos originais e/ou autenticados. Portanto, quando a instituição voltar a ter atividades presenciais, os candidatos que fizeram a matrícula on-line serão convocados a apresentar a documentação nas secretarias ou setor de Registro Acadêmico para que sejam feitas as confirmações necessárias.

Qual a diferença entre inscrição e matrícula?
Inscrição é o momento em que você se inscreve no processo seletivo. Já a matrícula é para os candidatos aprovados no processo seletivo passarem a fazer parte do IFSC como alunos. Portanto, primeiro o candidato faz a inscrição no processo seletivo e, sendo selecionado, faz a matrícula no curso.

Já tem previsão de número de inscritos neste processo seletivo e da relação de candidato por vaga?
No ano passado, foram cerca de 11 mil inscritos nos processos seletivos para cursos técnicos integrados. A expectativa do Departamento de Ingresso é que, neste processo, haja mais inscritos. É possível consultar a relação de candidato por vaga de processo anteriores nesta página do site do IFSC. No entanto, cabe observar que, pela primeira vez, a seleção para todos os cursos técnicos integrados será por sorteio público em função da pandemia - e não por exame de classificação-, o que pode interferir no número de inscritos.

Quando começam as aulas de 2021.1? As aulas serão a distância?
Normalmente, o calendário do IFSC é unificado. No entanto, por causa da pandemia, cada câmpus tem a possibilidade de iniciar em data diferentes. É provável que as aulas do próximo semestre sejam iniciadas em maio já que as atividades não-presenciais (ANP) que estão sendo feitas seguem, por enquanto, até abril. Conforme os calendários acadêmicos dos câmpus são aprovados, eles serão publicados nesta página do site do IFSC para consulta.

-> Atividades acadêmicas e administrativas presenciais seguem suspensas até 30/4

É possível trocar de curso?
Sim, mas aí é outro processo chamado de Transferência Interna. Para poder participar do processo de transferência de curso, é preciso concluir o primeiro semestre do curso para o qual foi aprovado. Semestralmente, é lançado um edital de transferência indicando as vagas disponíveis e os pré-requisitos.

O IFSC tem algum auxílio-financeiro para os estudantes?
Sim, o IFSC tem uma política de Assistência Estudantil. Todas as informações podem ser conferidas nesta página.

-> Veja como funcionam as ações de Assistência Estudantil

O IFSC tem programa de intercâmbio?
Sim, alunos de todos os cursos - inclusive do Ensino Médio Técnico - podem se inscrever para os programas de intercâmbio do IFSC. Conheça os programas disponíveis nesta página. No momento, por causa da pandemia, os intercâmbios estão suspensos.

Estrangeiros podem se inscrever nos cursos do IFSC?
Sim, a inscrição deve ser feita pela internet da mesma forma. No edital, há as informações específicas para quem é estrangeiro - tanto nos documentos necessários para a inscrição quanto para a matrícula. O IFSC também tem cursos específicos para estrangeiros que são divulgados no site conforme abertura de vagas por meio de edital.

Qual a plataforma utilizada pelo IFSC neste momento de atividades não-presenciais?
De maneira geral, utiliza-se o Moodle. O IFSC também conta com o Sigaa. Outras ferramentas também podem ser utilizadas pelos professores. 

IFSC X IFC

Entre algumas das dúvidas que chegaram, estavam questionamentos sobre vagas em Camboriú e Brusque. É importante lembrar que, em Santa Catarina, há dois Institutos Federais: o IFSC e o IFC. O IFSC tem 22 câmpus que podem ser consultados aqui. Camboriú e Brusque são câmpus do IFC. Informações sobre as vagas e os processos seletivos dessa instituição devem ser conferidas no site www.ifc.edu.br.

-> Blog do IFSC| IFSC e IFC: é tudo a mesma coisa?

Mais informações

No Blog do IFSC, é possível encontrar posts explicativos sobre os cursos e o processo seletivo do IFSC:

-> O que o Ensino Médio do IFSC tem de diferente?
-> Sistemas de cotas no IFSC: como funciona?
-> Dúvidas mais respondidas sobre nosso Ingresso

Dúvidas específicas de cada curso devem ser conferidas no Guia de Cursos do IFSC na página correspondente do curso.

-> Acesse as informações dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio

Informações sobre os próximos processos seletivos serão divulgadas conforme as decisões forem sendo deliberadas pela instituição. Acompanhe o calendário de ingresso neste link.

Se desejar, cadastre seu e-mail para receber uma mensagem quando novas vagas forem abertas.

Em caso de dúvidas após ler o edital e assistir à live, envie mensagem para ingresso@ifsc.edu.br.

ESTUDE NO IFSC NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.