O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Concerto Jovens Solistas terá apresentação via Youtube nesta quarta

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS Data de Publicação: 23 nov 2020 14:50 Data de Atualização: 23 nov 2020 15:58

O concerto Jovens Solistas, da Orquestra Experimental do IFSC Câmpus Florianópolis (Oexp), é uma tradição já há nove anos. Com a pandemia de Covid-19, essa foi mais uma atividade que teve que achar um novo formato para acontecer. “O Jovens Solistas é um dos nossos espetáculos mais queridos. E também uma forma de preparar os músicos para suas apresentações futuras”, explica o maestro e professor Irineu Lopes Melo.

A apresentação será no canal do Youtube do Câmpus Florianópolis, nesta quarta, 25 de novembro, a partir das 20h. O evento apresentará peças executadas por sete solistas,  além do coral do IFSC Câmpus Florianópolis, que apresentará a peça de abertura.

Primeira edição foi em 2012

O projeto de apresentação dos jovens solistas começou a ser pensado em 2011, quando houve o primeiro concerto. “fizemos algumas apresentações com solos, e tivemos a ideia de criar o projeto, que tomou forma em 2012. Além de integrantes da orquestra, tivemos como convidada especial a violinista alemã Philine Wagner”, lembra Irineu.

Mas, como trazer essa experiência para o on-line? Após meses de discussão, preparação e aulas não-presenciais, chegou-se ao formato. “Tivemos que reinventar nossa didática. Nosso curso é um curso extremamente prático e, no começo, como em todas as áreas, foi muito desafiador”, conta o maestro. “Os alunos passaram a gravar suas execuções, o que nos levou a trabalhar horas a mais. Se antes podíamos estar numa sala com todos ao mesmo tempo, agora é preciso assistir vídeo a vídeo para fazer correções, sugestões, avaliar”.

Oexp em casa

Para manter a prática, os integrantes da Orquestra e estudantes dos cursos (o Câmpus oferece o curso Básico de Instrumentos de Orquestra e o curso de Prática de Orquestra) passaram a gravar e publicar seus vídeos no Youtube e no Instagram. “Nossos estudantes se engajaram e criaram o projeto Oexp em Casa, com pequenas apresentações, para mostrar que, nesse tempo todo, ninguém está parado”, conta o também maestro e professor Ramiro da Costa.

Os vídeos do Oexp em Casa acabaram por serem “treinos” para a apresentação dos Jovens Solistas de 2020. Confira a playlist do projeto clicando aqui.

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.