Estudantes do Câmpus Joinville se destacam na Omif 2020

EVENTOS Data de Publicação: 26 nov 2020 17:54 Data de Atualização: 26 nov 2020 18:03

O Câmpus Joinville teve seis alunos premiados na Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (Omif), realizada neste ano de forma virtual. Na prova on-line, aplicada em 25 de outubro, Luis Roberto Quintanilla Torrez e Manuela Martins da Rosa Medalha conquistaram medalha de ouro; Gustavo Fabianno Pereira conseguiu a prata; Romero Perardt Magalhães Brito tirou bronze; e João Marcos de Oliveira e Enthony Antunes Negrello obtiveram menções honrosas.

A prova on-line foi só a primeira etapa da olimpíada, que foi ajustada para acontecer completamente remota, levando em conta as medidas de enfrentamento à pandemia de Covid-19. A segunda fase foi realizada no último final de semana, entre 20 e 22 de novembro, com palestras, minicursos, oficinas e atividades culturais, com transmissão pelos canais da Omif.

“Claro que não é como o evento físico, mas achei incrível o esforço de toda equipe da Omif, para este ano não passar em branco, mesmo em meio a tantos problemas. É admirável a forma com que eles trabalharam para que o evento, em todas as suas fases, fosse o mais inclusivo possível para todos os participantes. Afinal, matemática é para todos!”, enfatiza a aluna Manuela, do sétimo módulo do técnico integrado em Eletroeletrônica.

“Foi uma solução diria que apropriada, só discordaria um pouco com o tempo que nos foi dado para a resolução da prova. Do meu ponto de vista, foi demasiado, alterando um pouco a essência da prova que eu acho que é a velocidade para resolver as questões”, avalia Luis Roberto, do terceiro módulo de Eletroeletrônica.

Esta foi sua primeira participação na Omif, mas não em olimpíadas de matemática, que classifica como estimulantes. “O que eu busco nelas é me aprimorar cada vez mais. Graças a elas, eu conheci muitos amigos que compartilham interesses similares aos meus”, conta Luis Roberto, que tem na coleção duas medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) e uma menção honrosa na Olimpíada Regional de Matemática (ORM).

Já Manuela participou das três edições da Omif, com direito a certificado de participação em 2018, menção honrosa em 2019 e medalha de ouro neste ano. “A cada edição, percebi que meu desempenho melhorou. É claro que o esforço que eu tive nessa não se compara com as outras, uma vez que o método de prova não pôde ser o mesmo, mas percebi que usei conhecimentos que adquiri em edições anteriores nesta edição”, explica.

Assim como o colega Luís Roberto, Manuela também encara as olimpíadas como eventos em que se agregam amizades e conhecimento. “Principalmente nesta edição, a Omif foi uma espécie de distração do estresse e da ansiedade que este momento caótico que estamos vivendo nos dá.”

Estudantes premiados

Luis Roberto Quintanilla Torrez (Medalha de ouro)

Manuela Martins da Rosa (Medalha de ouro)

Gustavo Fabianno Pereira (Medalha de prata)