IFSC recebe bronze em premiação internacional de excelência universitária

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 27 nov 2020 16:35 Data de Atualização: 27 nov 2020 18:59

O IFSC recebeu a medalha de bronze da World Federation of Colleges and Polytechnics (WFCP) em cerimônia virtual realizada hoje (27). A WFCP é a federação mundial de escolas técnicas e politécnicas e realiza anualmente o Awards of Excellence, premiação que reconhece as principais iniciativas dessas instituições pelo mundo.

Pelo IFSC, o projeto premiado foi o Polo de Inovação Embrapii (instalado no Câmpus Florianópolis), inscrito na categoria “Gestão da Inovação”, uma nova categoria incluída este ano, em um total de oito abrangidas pela premiação. O Câmpus Rio do Sul do Instituto Federal Catarinense (IFC) ficou com o ouro na mesma categoria. Veja todas as instituições e países premiados.

Segundo o diretor geral do Polo de Inovação Embrapii Rubipiara Cavalcante Fernandes, o Polo serve de referência para a inserção de alunos no segmento da inovação e é um ponto de referência na formação complementar dos alunos. “Estamos fazendo um trabalho inovador, que vai além da capacitação técnica obtida em sala de aula, com a participação dos alunos em projetos. O Polo de Inovação, como um fomentador de parcerias, tem conseguido colocar os alunos em contato com as empresas. O que foi inovador nesse projeto que chamou a atenção do WFCP é a formação complementar que estamos dando aos nossos alunos, as soft skills, como liderança, empreendedorismo, network, trabalho em grupo, e o contato com as empresas e o mercado de trabalho. O aluno se sente realizado em participar de projetos em que é protagonista”. Sobre a colocação alcançada na premiação, o professor comenta que “o prêmio vem dar qualidade ao trabalho que estamos realizando”.

Na quarta edição da premiação, foram inscritos 113 projetos de diversos países: além do Brasil, Austrália, Canadá, Fiji, Quenia, Espanha, Emirados Árabes, Reino Unido e Estados Unidos. “As inscrições de 2020 demonstraram a inovação, dedicação, e o espírito dos indivíduos e instituições do setor de educação e formação profissional e técnica”, destaca o site do evento.

Os projetos premiados farão parte da publicação World’s Best Practice Guide in Professional and Technical Education and Training, que estará disponível no site da WFCP. Os vencedores também serão convidados a participar de uma série de webinars da instituição.

Segundo a assessora de Assuntos Estratégicos e Internacionais do IFSC Fernanda Emanuela Ferreira, “uma organização como a WFCP traz para a Rede Federal a visibilidade sobre os passos que temos percorrido em relação à internacionalização, gestão, inovação e sustentabilidade nos institutos federais, na perspectiva da construção de nosso próprio caminho, olhando para nossas particularidades e enaltecendo nossos pontos fortes. Ser finalista nesta importante premiação das organizações mundiais de ensino técnico, tecnológico e profissional é concretizar que estamos no caminho certo, mesmo que ainda tenhamos muito a percorrer”.

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) é integrante do WFCP desde 2011, mas a oficialização como integrante da Federação ocorreu no ano seguinte, em 2012. A participação do Conselho visa contribuir com as experiências brasileiras no grupo, em especial da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

INSTITUCIONAL NEWS