O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Direitos Humanos: O que faz o Comitê do IFSC?

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 09 dez 2020 09:10 Data de Atualização: 24 jan 2023 10:13

Nesta quinta-feira, 10 de dezembro, é o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Foi nesta data que, em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, estabelecendo a proteção universal dos direitos humanos. Conforme as Nações Unidas:

“Os direitos humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente da sua raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição. Os direitos humanos incluem o direito à vida e à liberdade, liberdade de opinião e expressão, o direito ao trabalho e à educação, entre outros. Todos têm direito a estes direitos, sem discriminação.”

Ilustração da cartilha do Ziraldo sobre Direitos Humanos

-> Entenda mais sobre os Direitos Humanos nesta cartilha feita pelo Ziraldo

Infelizmente, sabemos que ainda há muito a ser feito para que todos se sintam protegidos e respeitados. É por isso que, no IFSC, contamos com um Comitê de Direitos Humanos. E neste post vamos explicar o seu funcionamento.

Como surgiu o Comitê de Direitos Humanos do IFSC?

O movimento inicial aconteceu em 2017, por iniciativa da Pró-reitoria de Extensão e Relações Externas, quando o IFSC aderiu ao Pacto Nacional Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos, com a criação de um Comitê Gestor. Em maio de 2019, infelizmente, o Ministério da Educação retirou-se do pacto nacional. Como forma de resistência e manutenção da política de direitos humanos na instituição, o IFSC criou o Comitê de Direitos Humanos em novembro de 2019.  

Atualmente,o grupo é composto por 45 pessoas, entre docentes, técnico-administrativos e estudantes, que foram indicados a partir de processos de consulta internos. Conheça parte do comitê:

O que faz o Comitê de Direitos Humanos do IFSC?

O Comitê Permanente de Direitos Humanos do IFSC é um órgão consultivo, propositivo e de assessoramento, no âmbito da Educação Básica, Técnica e Tecnológica, por meio do desenvolvimento de atividades e promoção de políticas de Ensino, Pesquisa e Extensão em defesa dos Direitos Humanos.

Desde que foi criado, o comitê tem buscado criar mecanismos de acolhimento das demandas da comunidade acadêmica, além de organizar atividades educacionais sobre diversos temas relacionados aos direitos humanos e elaborar documentos que sustentam as políticas do comitê no IFSC. O Comitê Central vem fortalecendo e dando visibilidade a diversos trabalhos realizados em núcleos, comissões, cursos e grupos de trabalhos com temas transversais aos Direitos Humanos nos Câmpus do IFSC.

Inclusive, neste ano foi lançado um edital de extensão voltado exclusivamente para projetos que envolvam Direitos Humanos e Justiça. Foi o primeiro edital de Extensão com cotas para negros e pessoas com deficiência do IFSC. 

E o grupo segue trabalhando em discussões e capacitações em temas de Direitos Humanos, tais como Ações Afirmativas e assédio, e ainda na elaboração da Política de Direitos Humanos do IFSC.

Em julho, fizemos um post sobre LGBTQIA+ com a participação do Comitê de Direitos Humanos do IFSC. Vale a leitura! 😉 

-> LGBTQIA+: Vamos falar sobre isso?

Entre em contato com o Comitê de Direitos Humanos do IFSC

Qualquer pessoa da comunidade acadêmica que sinta que seus direitos estão sendo violados ou atacados deve procurar o Comitê para que o grupo a acolha e proponha alternativas para a resolução dos problemas, sempre buscando saídas coletivas, que envolvam a Instituição. Entre em contato pelo e-mail comite.direitos.humanos@ifsc.edu.br.

Materiais sobre Direitos Humanos

Tem muito material sobre Direitos Humanos fora do IFSC também para quem quiser pesquisar, ler e refletir sobre o assunto. Destacamos alguns:

- Cronologia dos Direitos Humanos feita pela Unicamp
- Biblioteca Virtual de Direitos Humanos da USP
- Direitos Humanos na Educação - Série Cadernos Pedagógicos do MEC

Gostou deste post? Tem sugestão de novos assuntos para abordarmos? Escreve pra gente em blog@ifsc.edu.br?

Receba os posts do blog

Para receber uma mensagem sempre que um novo post do blog for publicado, cadastre-se aqui

Para ver tudo o que já publicamos no Blog do IFSC é só clicar aqui.

BLOG DO IFSC BLOG DO IFSC BLOGS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.