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Alunos de Edificações recebem pranchetas portáteis, esquadros e escalímetros

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS Data de Publicação: 03 mar 2021 19:27 Data de Atualização: 03 mar 2021 19:34
Estudantes dos cursos técnicos de Edificações estão recebendo instrumental para melhor aproveitamento e autonomia nas atividades não presenciais. São dois projetos (um do Ensino Médio Técnico, coordenado pela professora Anelise Macari, e um do curso subsequente, coordenado pela professora Juliana de Albuquerque). Cada um conta com nove conjuntos de instrumentos (jogos de esquadros e escalímetro) mais 40 pranchetas portáteis no tamanho A3.

Pode parecer simples, mas desenhar os projetos exigidos nas aulas fica bem mais complicado com o uso de instrumentos comuns. “A prancheta com régua paralela otimiza o tempo do estudante, pois ele não precisa verificar o alinhamento do desenho já feito sempre que for retomar o trabalho ou no seu próprio desenvolvimento. O fato de ser portátil permite, ainda, que o estudante possa realizar suas atividades em qualquer local, com a qualidade que teria em sala de aula, associando-a com o jogo de esquadros e escalímetro”, explica a professora Anelise. “No ensino remoto é ainda mais necessário fomentar a autonomia do estudante em seu processo de aprendizagem, o que é essencial para a sua permanência e êxito no curso técnico”.

As pranchetas portáteis e instrumentos de desenho que estão sendo distribuídos aos estudantes do Curso Técnico de Edificações foram adquiridos por meio de projetos submetidos ao Edital Nº 14/2020/PROPPI/DP/FLN, Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa com Finalidade Didático-Pedagógica em Atividades Não Presenciais de Cursos Regulares no Câmpus Florianópolis. A prioridade é o atendimento de estudantes em situação de vulnerabilidade social e que, portanto, não têm condições materiais de adquirir um instrumental básico e mínimo, necessário ao adequado desenvolvimento das Unidades Curriculares (UCs) de Desenho Arquitetônico e Projeto Arquitetônico do Curso Técnico de Edificações.

Participam, além das coordenadoras, os servidores Gerson Auge Tybusch; Joao de Alencar Machado Junior; Bernardo Brasil Bielshowsky; Vicente Naspolini; Juçara Eller Coelho.

“A relevância do projeto está em contribuir com a manutenção da qualidade do ensino, mesmo no modelo remoto, além de colaborar com a redução da evasão escolar. No momento de excepcionalidade em que vivemos, em função da pandemia de COVID 19, fornecer recursos que fomentem a permanência dos estudantes nos cursos torna-se essencial para o cumprimento da nossa missão como instituição de ensino público, gratuito e de qualidade, uma vez que a educação deve reduzir as desigualdades sociais e não potencializar seus efeitos”, completa Anelise.

A aluna Maria Luciana Biondo Silva concorda. “O uso do equipamento adequado tem impacto na qualidade do desenho e no processo de ensino-aprendizagem. Gostaria de parabenizar a coordenaçaõ e todos os envolvidos”.

“Os cursos ofertados pelo IFSC Câmpus Florianópolis há décadas se destacam pelas atividades práticas em laboratórios e ateliês bem equipados para a melhor experiência de aprendizagem dos estudantes.Mas qualquer atividade a partir de 2020 está sendo desafiadora, e com o ensino técnico e tecnológico não está sendo diferente. Os cursos do IFSC foram adaptados para Atividades Não Presenciais e o corpo docente vem buscando alternativas para, mesmo com aulas à distância, garantir a experiência e o aprendizado de qualidade para nossos estudantes” reforça o diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Rogério Versage.
 
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