Projeto do Câmpus Gaspar irá analisar os impactos das políticas de inclusão social e das ações afirmativas em universidades do estado

PESQUISA Data de Publicação: 29 mar 2021 18:25 Data de Atualização: 30 mar 2021 15:09

Nos próximos dois anos, o projeto “Os efeitos das políticas de inclusão social/ações afirmativas no ensino superior em SC”, do Câmpus Gaspar, irá analisar os impactos da adoção dessas medidas pelas universidades IFSC, UFSC, IFC, Furb e Unesc. A proposta é construir indicadores que possibilitem avaliar essas políticas. “As ações de inclusão no ensino superior têm uma história recente no Brasil e em SC e, por esse motivo, são ainda pouco estudadas. O fato de serem pesquisadas diferentes instituições de ensino potencializa a compreensão sobre as políticas. As análises estarão articuladas aos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), que propõem 17 metas para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as questões climáticas. A pesquisa  subsidiará o desenvolvimento de uma base de dados on-line de domínio público”, explica a coordenadora da pesquisa, a professora do Câmpus Gaspar Renata Waleska Pimenta.

O projeto foi um dos 11 aprovados na chamada pública nº 23/2020 da Fapesc.

CÂMPUS GASPAR PESQUISA