O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

O que é Protagonismo Discente?

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 31 mar 2021 09:39 Data de Atualização: 24 jan 2023 09:44

Não é incrível poder fazer a diferença na vida de alguém? Nós sentimos isso ao proporcionar educação para quem precisa e vendo como isso faz as pessoas se transformarem e até mudarem seus destinos. 

Como uma instituição de educação, sabemos que cabe aos professores elaborarem seus planos de aula e ensinarem aos alunos. Normalmente, as propostas de atividades partem da gente para nossos estudantes. Mas percebemos que nossos alunos também poderiam fazer esse movimento e nos trazer as suas visões de como poderíamos cumprir ainda mais nossa missão enquanto instituto federal.

Quando a gente fala que enxerga o potencial dos nossos alunos não só de se superarem, mas de fazerem mais para os outros também, não estamos só falando da boca pra fora não! 🤩

Homem dizendo que acredita em você

Foi assim que surgiu, em 2018, a ideia do projeto Protagonismo Discente do IFSC. Nossa intenção foi desafiar nossos alunos a construírem suas próprias propostas de extensão.

Como assim propostas de extensão?

Antes de continuarmos, é importante entender o que é a extensão que tanto falamos (na famosa indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão), já que o Protagonismo Discente é um projeto de extensão do IFSC.

Conforme consta no nosso Plano de Desenvolvimento Institucional (2020-2024), compreendemos a extensão como um conjunto de atividades em que se promove a articulação dos saberes científicos e tecnológicos com a realidade socioeconômica e cultural da região onde o IFSC está inserido. Isso significa que, para estarmos efetivamente presentes na sociedade, precisamos desenvolver atividades de extensão, por meio de programas, projetos, cursos, eventos e produtos de extensão. 

Simplificando: toda vez que a gente expande nossa atuação para além dos nossos câmpus, indo até a comunidade ou a trazendo para dentro do nosso ambiente, estamos fazendo extensão. Mesmo agora que não estamos ainda presencialmente de volta aos nossos câmpus, seguimos trabalhando em projetos com a comunidade mesmo que de forma on-line.

Voltando então ao ponto...

O que é o protagonismo discente?

Protagonismo discente foi o nome que demos ao edital que busca selecionar os projetos idealizados pelos nossos alunos para resolver um problema na comunidade. E este nome não foi escolhido à toa. Entendemos o protagonismo discente como a capacidade de um(a) cidadão(ã) em processo formativo, no caso: você, nosso aluno(a) - nos diversos níveis da educação profissional, científica e tecnológica - observar sua realidade, identificar um problema externo ao IFSC, refletir soluções por meio dos conhecimentos curriculares obtidos no seu curso e promover uma intervenção prática, que contribua para o desenvolvimento humano, científico e tecnológico.

Como funciona na prática?

Tem algum problema no seu bairro, rua, vizinhança, para o qual você sente que seria capaz de pensar uma solução, mas falta oportunidade? Bom, não falta mais. É aí que entra nosso programa de protagonismo discente.

Te convidamos a reunir um time, pensar em uma solução para esse problema e, com a ajuda de um orientador, transformar a realidade. Você vai ser o protagonista dessa mudança, entendeu? 

É preciso ter alguma experiência?

Não precisa, mas, na edição deste ano, a participação num curso de extensão chamado “O Fazer Extensionista” irá contar pontos na avaliação de projetos encaminhados ao próximo edital de Protagonismo Discente, que será lançado no segundo semestre. O curso já foi oferecido no ano passado e está com inscrições abertas até 20 de abril para uma nova turma - com aulas on -line. 

-> Faça aqui a sua inscrição no curso O Fazer Extensionista

Quem pode participar?

O curso pode ser feito não apenas por alunos do IFSC. Servidores e membros da comunidade externa também podem participar. 

Na verdade, a participação no curso será por equipes vinculadas aos câmpus, compostas por um coordenador - que tem que ser um servidor do IFSC -, quatro estudantes do IFSC e até três membros externos, que pode ser alguém que quer estudar aqui ou até um familiar de aluno (já pensou em fazer uma equipe com seu irmão, sua mãe ou seu pai? 😱). Inclusive, quem tiver participantes de fora do IFSC pontua mais no processo seletivo! #ficaadica

Além disso, será formada uma equipe vinculada à Diretoria de Extensão, formada por quatro alunos do IFSC que precisam ter experiência em extensão, já que irão contribuir no processo de execução do projeto.

Depois, para participar do projeto de Protagonismo Discente, servidores, alunos e membros da comunidade externa ao IFSC também formam equipes. Mas atenção: as inscrições para o programa só serão abertas em julho. No momento, quem quer participar do projeto pode se inscrever no curso “O fazer extensionista” (se ainda não fez) e aumentar suas chances de ter a proposta selecionada. 

-> Quem já participou do curso indica, viu? Leia aqui sobre a experiência do “Fazer Extensionista” do ano passado

Curso X projeto

Neste ano, o projeto Protagonismo Discente do IFSC terá duas fases. A primeira é o curso “O Fazer Extensionista", que comentamos acima. A segunda é quando deverão ser inscritas as propostas de projetos de extensão. É nesta etapa que você poderá colocar em prática o seu protagonismo por meio da realização efetiva de projetos de extensão, com a comunidade do seu entorno.

Mas atenção: as inscrições para a segunda etapa serão abertas só em julho, então é preciso aguardar a divulgação do edital (que, claro, divulgaremos no nosso site quando estiver disponível ;) ). Enquanto isso, quem tiver interesse em participar do programa pode se inscrever no curso “O Fazer Extensionista”

Se você está com dúvidas em relação ao curso, a Diretoria de Extensão promoveu um encontro on-line para mais esclarecimentos. Veja como foi:


Conheça projetos do Protagonismo Discente

Desde 2018, já tivemos 102 projetos aprovados no Protagonismo Discente. A Evelin Souza, por exemplo, que na época era nossa aluna do curso técnico em Agroecologia do Câmpus Lages, implantou uma horta comunitária, difundiu conhecimentos sobre nutrição e ainda ajudou a gerar renda para famílias com alto índice de vulnerabilidade social. Veja como foi o projeto “AliMÃEtação: nutrindo com conscientização”:

 

Veja mais depoimentos:

Destacamos mais alguns projetos para você entender melhor a proposta do programa e ver os resultados bacanas alcançados:

-> Estudantes organizam campanha de doação de árvores nativas para arborização de bairro de Três Barras
-> Projeto Protagonismo Discente busca tornar o IFSC mais acessível
-> Alunos desenvolvem um sistema automatizado de alimentação para cães
-> Aluna desenvolve ação para incrementar principal atividade econômica de Urupema
-> Projetos envolvendo libras são executados pelo Câmpus Palhoça Bilíngue
-> Projeto de estudantes do IFSC revitaliza laboratório em escola de Criciúma
-> Alunos instalam bueiro inteligente em frente ao Câmpus Gaspar

Também temos mais depoimentos de quem já participou:


E aí? Ficou com vontade de ser um(a) protagonista também? Já tem alguma ideia em mente? Se sim, já vai organizando os pensamentos no papel. Se não, ainda dá tempo para você pensar como poderia resolver algum problema aí da sua rua, do seu bairro e, por que não, da sua cidade.

Se você ficou interessado(a) nesta oportunidade, é importante ler o edital do curso “O Fazer Extensionista”, que é o que está com inscrições abertas no momento. Se depois disso ficar com dúvidas ou quiser mais informações, entre em contato com a nossa Diretoria de Extensão do IFSC pelo e-mail extensão@ifsc.edu.br.

Receba nossos posts

Se quiser ver tudo o que já publicamos no Blog do IFSC, clique aqui.

Você também pode receber nossos posts no seu e-mail sempre que forem publicados fazendo seu cadastro aqui.

BLOG DO IFSC BLOG DO IFSC BLOGS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.