O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Estudantes de Enfermagem do Câmpus Joinville retornam para atividades práticas de preparação ao estágio supervisionado

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 12 abr 2021 18:56 Data de Atualização: 12 abr 2021 19:09

Após um ano da suspensão das atividades presenciais no IFSC, como estratégia de combate à pandemia de Covid-19, o Câmpus Joinville retomou, nesta segunda-feira (12), as atividades presenciais com os estudantes do curso técnico em Enfermagem, de preparação para o estágio supervisionado em instituições de saúde do município, a partir de maio. Os alunos do curso superior de Enfermagem retornam na próxima semana.

O retorno presencial de atividades práticas de preparação para os estágios dos cursos da saúde está autorizado pela Portaria do Reitor Nº 732, de 9 de março de 2021, e segue as normas estabelecidas pelo Plano de Ação do câmpus, com base na Política de Segurança Sanitária do IFSC.

O retorno só foi possível também com a chegada dos últimos lotes de equipamentos de proteção individual (EPI) adquiridos pelo Câmpus Joinville em quantidade suficiente para utilização nos laboratórios e nas unidades de saúde onde acontecerão os estágios, já que a responsabilidade por estes equipamentos é da unidade de educação demandante do estágio. Até o ano passado, o IFSC enfrentava dificuldade na aquisição dos produtos por causa da grande demanda dos órgãos de saúde, que têm prioridade de compra.

É importante lembrar que os estágios no IFSC estão permitidos pela Portaria do Reitor N° 3825, de 03 de dezembro de 2020, mas que os de Enfermagem ainda não eram possíveis porque requerem uma preparação presencial, que habilita os estudantes a seguirem para as suas atividades nos diferentes ambientes de saúde, além da participação de professores, por serem supervisionados. No caso do curso técnico, a parte de estágio supervisionado responde por um terço da carga horária do curso, 600 horas de um total de 1.800.

Segundo a coordenadora do curso técnico em Enfermagem do Câmpus Joinville, Joanara Rozane da Fontoura Winters, os alunos foram orientados sobre todos os procedimentos necessários para o retorno, que é facultativo aos interessados em concluir o curso neste ano. As turmas foram divididas em grupos de cinco alunos para revezamento no uso dos laboratórios, conforme cronograma planejado para atender as normas de biossegurança e, ao mesmo tempo, as diferentes unidades curriculares de estágio supervisionado.

Entre os procedimentos básicos que alunos e servidores devem seguir para o ingresso no câmpus e nos laboratórios estão o preenchimento da autodeclaração de saúde, aferição de temperatura, higienização das mãos, distanciamento social, manutenção dos ambientes abertos para ventilação e uso de EPI, como máscara cirúrgica, escudo facial e avental descartável sobre o jaleco.

Professora Joanara explica ainda que os órgãos de saúde que vão receber os estudantes para estágio a partir de maio, como a Secretaria Municipal de Saúde, o Hospital Regional Hans Dieter Schmidt e a Maternidade Darcy Vargas, já emitiram declaração de aceite de estágio para que os alunos e professores possam ser vacinados contra a Covid-19 até o início dos estágios em campo, conforme o Plano Nacional de Imunização (PNI).

A formação de novos profissionais, com a qualidade da formação técnica reconhecida e com a segurança necessária, é considerada uma forma de apoio do IFSC aos sistemas de saúde, que estão com uma demanda crescente e urgente por profissionais de saúde habilitados, devido à sobrecarga provocada pela pandemia.

INSTITUCIONAL CÂMPUS JOINVILLE NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.