Pular para o conteúdo

Notícias

IFSC forma primeiros engenheiros eletricistas do Câmpus Joinville

CÂMPUS JOINVILLE Data de Publicação: 03 mai 2021 19:09 Data de Atualização: 04 mai 2021 15:42

Letícia Beatriz Alves e José Lucas de Oliveira são os primeiros engenheiros eletricistas formados pelo Câmpus Joinville. A colação de grau foi realizada na última quinta-feira (29) e, além de Engenharia Elétrica, contemplou também os cursos superiores de tecnologia em Gestão Hospitalar e Mecatrônica Industrial. A cerimônia virtual está disponível no canal do IFSC no YouTube.

“Quando iniciei o curso, a formatura parecia algo muito distante, porém, agora parece que foi ontem que fiz minha matrícula”, comenta Letícia, cinco anos após a conclusão do curso técnico em Eletroeletrônica e ingresso na primeira turma de Engenharia Elétrica, em 2016. “O curso me abriu diversas portas e contribuiu tanto para o meu desenvolvimento profissional quanto pessoal. O convívio com professores competentes e o contato com várias disciplinas de áreas distintas dentro da Engenharia Elétrica, além de uma instituição comprometida e estruturada, foram os diferenciais.”

Ao fazer sua retrospectiva, José Lucas também lembra como o curso foi importante para o seu crescimento. “É um curso repleto de desafios, mas com professores capacitados e capacitadores, com uma estrutura consolidada e ideologia de formar cidadãos com alto nível profissional de competitividade no mercado atual”, declara José Lucas, que completou seu terceiro curso no IFSC. Ele também é técnico em agropecuária, pelo Câmpus Concórdia, e técnico em Eletrotécnica, pelo Câmpus Florianópolis.

“E tenho esperança de não ser o último. Tenho muito interesse de realizar uma pós-graduação”, afirma o novo engenheiro eletricista, em sintonia com as orientações da professora Joice Luiz Jerônimo, paraninfa da turma.

“O processo de aprendizagem não deve parar, pois o mundo evolui, a tecnologia evolui e o profissional que não acompanha estas evoluções vai ficar pra trás. Então, procurem uma área que tenham afinidade, se especializem, leiam muito, acompanhem o que acontece no mundo e tentem não ser surpreendidos, ensinem o que sabem e não tenham medo de compartilhar o conhecimento”, recomendou professora Joice em seu discurso.

“Com a conclusão do curso, espero poder honrar a instituição e impactar positivamente a sociedade de alguma forma. Sempre me manter atualizada, buscar uma especialização e crescer ainda mais como profissional são alguns dos meus objetivos”, concorda Letícia.

Em nome do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC), o diretor regional da Inspetoria de Joinville, Daniel Kandler Signori, deu as boas-vindas profissionais aos novos engenheiros eletricistas: “A partir de agora, vocês passam a fazer parte da nossa comunidade”. Como de costume nas formaturas de profissionais representados pelo Crea, a entidade prestou uma homenagem especial para Letícia, que obteve o melhor desempenho acadêmico.

“A última coisa que poderia imaginar era que minha formatura seria de forma virtual, sem poder abraçar e comemorar junto dos familiares, colegas, professores e pessoas que fizeram parte desta jornada, mas creio que a emoção de estar concluindo esta etapa é a mesma. Estou muito feliz e honrada de estar concluindo o curso no melhor instituto federal do Brasil”, comemora a nova engenheira.

Formatura virtual

A realização de cerimônias de colação de grau, diplomação e certificação por webconferência foi estabelecida pelo IFSC em caráter excepcional, enquanto durar o estado de calamidade pública por causa da pandemia de coronavírus. Segundo a Instrução Normativa 12/2020, a realização da cerimônia virtual substitui a presencial.

Do curso de Gestão Hospitalar, o Câmpus Joinville formou sete novas tecnólogas: Adriana Monteiro Soares, Celisa Altivo Gomes Lazzarin, Iara dos Reis Vaichulonis, Jade Carvalho Silva e Silva, Juliana Andressa de Miranda, Juliana dos Santos e Steffany Caroline Benedet Resendes.

Já os novos profissionais formados pelo curso de tecnologia em Mecatrônica Industrial são Eduardo Bento, Eduardo Borges Machado, Juliana Dreves dos Santos e Lucas Román.

A solenidade foi presidida pelo reitor pro tempore do IFSC, André Dala Possa, e contou com a participação do diretor do Câmpus Joinville, Maick da Silveira Viana, diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão, Dayane Clock Luiz, dos coordenadores dos cursos de Gestão Hospitalar, Marcos Aurélio Schwede (paraninfo), e Engenharia Elétrica, Jeferson Luiz Curzel, e dos professores Jorge Cunha (patrono de Gestão Hospitalar) e Rodrigo Coral (paraninfo de Mecatrônica Industrial e patrono de Engenharia Elétrica), além da professora Joice e do diretor regional do Crea-SC.

Clique aqui para assistir à solenidade de colação de grau

CÂMPUS JOINVILLE INSTITUCIONAL

Nó: liferay-ce-prod03