O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Equipe IFMaker entrega protótipo de sistema de inspeção de medidores para a SCGás

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS Data de Publicação: 10 mai 2021 23:11 Data de Atualização: 11 mai 2021 19:21

A equipe IFMaker, coordenada pelo professor Aurélio da Costa Sabino Netto, do Câmpus Florianópolis do IFSC, realizou na semana passada a entrega de um protótipo desenvolvido por um aluno do curso de Engenharia Mecatrônica para a Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGÁS).

Carlos Eduardo Orgecoski fez estágio na empresa e desenvolveu um sistema de inspeção de medidores de vazão no projeto “SIM – Sistema de Inspeção para Medidas”, da própria SCGás. O equipamento impresso no laboratório do câmpus será acoplado a diferentes sistemas de medição de vazão de gás.

Orgecoski é técnico em Mecânica formado pelo SENAI e pensou em cursar Engenharia Mecânica, mas, ao perceber a importância da Eletrônica na indústria, optou pela Engenharia Mecatrônica do Câmpus Florianópolis. “A minha vontade de fazer Engenharia veio do fato de querer encontrar soluções para as indústrias. Trabalhei como técnico em manutenção em elevador após o curso técnico e, desde essa época eu procurei inovar”, lembra.

O estudante conta que, atualmente, a inspeção de medidores de vazão é forma de bem simplificada e manual. Com a melhoria, haverá uma automação e otimização do serviço. O sistema criado por ele será também o trabalho de conclusão de curso e, possivelmente, possa virar um mestrado.

De acordo com o assessor de Relações Externas do campus,  Erwin Teichmann, transformar ideias em produtos reais para empresas e pessoas físicas da Grande Florianópolis é um dos objetivos desse tipo de projeto, sem custos financeiros.

Interessados em desenvolvimentos de projetos e soluções podem entrar em contato pelo e-mail relacoesexternas.fln@ifsc.edu.br.

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.