O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Integridade no IFSC: saiba qual o papel da Auditoria Interna

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 14 mai 2021 13:12 Data de Atualização: 14 mai 2021 13:23

A Auditoria Interna (Audin/IFSC) tem papel estratégico na garantia da integridade institucional no IFSC. Está inserida na Unidade de Gestão da Integridade (UGI), tendo como objetivo adicionar valor e melhorar os processos institucionais por meio da avaliação e melhoria da eficácia dos processos de gestão de riscos, controle e governança corporativa.

A Audin/IFSC auxilia a Gestão da Integridade por meio das ações de auditorias desenvolvidas em diversas áreas, tanto na Reitoria quanto nos câmpus, promovendo a adequação e conformidade dos atos de gestão, da eficácia dos processos e eficiência na implantação das políticas públicas.

A auditora chefe Tamara Bordin explica que em 2020, mesmo com a suspensão das atividades presenciais, a Audin/IFSC realizou oito ações de auditoria em diferentes áreas e unidades, como ação de auditoria na área de Acumulação de Cargos Públicos, na Diretoria de Gestão de Pessoas; avaliação de auditoria em Processos Disciplinares junto à Assessoria de Correição e Transparência e avaliação de nível de maturidade na área de Gestão de Riscos, na Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional. As ações fazem parte do Relatório Anual de Atividade de Auditoria Interna- Raint/2020, aprovado pela Controladoria-Geral da União (CGU).

Nos câmpus foram desenvolvidas outras avaliações de auditoria: nos Câmpus da Regional Planalto foi executada ação de auditoria para avaliação das ações de Permanência e Êxito Institucional; na Regional Sul foi encerrada ação de auditoria na área de Registro Acadêmico; na Regional Norte iniciou uma ação de auditoria nos processos de Flexibilização da Jornada de Trabalho, porém em virtude da suspensão das atividades presenciais, o trabalho foi suspenso para continuidade assim que houver o retorno das atividades presenciais, garantindo a efetividade da ação.

Ainda foi desenvolvida uma ação de auditoria oriunda de encaminhamento da Ouvidoria do IFSC; uma ação de monitoramento das recomendações emitidas pela Auditoria Interna; realização de acompanhamento de recomendações da Controladoria-Geral da União e ação e monitoramento de auditoria determinada pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Para 2021, os trabalhos para o primeiro semestre estão em execução pela equipe de auditores internos. Estão em desenvolvimento ações de auditoria nos Câmpus da Regional Oeste, Câmpus da Regional da Grande Florianópolis, Câmpus da Regional Planalto e Câmpus da Regional Norte, todos em análise também na Reitoria.

“Essas ações e outras efetuadas pela auditoria, visando a promoção do controle interno e a conformidade dos atos da gestão, visam agregar no processo de aprimoramento da Integridade Institucional, isso porque ao aprimorar uma cultura de integridade na Instituição, evita-se perdas financeiras e aumenta a confiança e a credibilidade junto à sociedade”, destaca a auditora chefe. Ela lembra ainda que novas ações estão sendo pensadas junto à UGI para conscientizar os servidores sobre a importância de agir ético e transparente, voltados a uma cultura anticorrupção e de integridade pública.

-> Conheça o Plano de Integridade do IFSC

INSTITUCIONAL NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.