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Pesquisa sobre atividades do ano de 2020 tem novo prazo para participação

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 11 jun 2021 13:45 Data de Atualização: 21 jun 2021 12:18

Foi prorrogado até 18 de junho o prazo para servidores e estudantes do IFSC participarem da pesquisa da Comissão Própria de Avaliação (CPA) sobre o andamento do ano letivo de 2020, quando foram implementados o trabalho remoto e as atividades não presenciais em função da pandemia de Covid-19.

A pesquisa tem participação voluntária e anônima. Para responder, o servidor ou estudante deve acessar o formulário on-line, informar o segmento a que pertence, câmpus de vínculo e então responder às questões.

De acordo com o presidente da CPA, Saulo Bazzi Oberderfer, a intenção é obter uma avaliação pontual do ano acadêmico de 2020, principalmente do período de distanciamento social, para um relatório de avaliação em função de sua excepcionalidade. A Comissão irá realizar, ainda este ano, a pesquisa de autoavaliação institucional nos moldes das anteriores, focada nas dimensões do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes).

Perguntas frequentes

Na etapa inicial de aplicação da pesquisa, a CPA recebeu algumas dúvidas de servidores e estudantes e, para ampliar a compreensão sobre os objetivos da pesquisa e ampliar a participação da comunidade, organizou um documento com respostas a esses questionamentos. Veja abaixo:

FAQ: Pesquisa CPA – Avaliação das ANPs e trabalho remoto

Durante as duas semanas de aplicação, acompanhamos os comentários gerais dos respondentes sobre o questionário da Pesquisa de Autoavaliação do Ano Letivo 2020. Algumas sugestões já foram implementadas no formulário e outras serão avaliadas para as próximas avaliações a serem conduzidas pela CPA. A seguir, comentamos alguns dos pontos mais frequentemente encontrados nos registros dos estudantes e servidores que já participaram desta pesquisa.

Essa pesquisa de autoavaliação pode prejudicar o IFSC junto ao MEC?
Absolutamente não. Não há qualquer ligação, direta ou indireta, entre a autoavaliação institucional e a programação orçamentária ou a liberação de recursos do Governo Federal para o IFSC. Também não há relação direta entre a avaliação feita por estudantes e servidores com o conceito que o MEC dá aos cursos de graduação e mestrado, um dos componentes do cálculo do Índice Geral de Cursos (IGC), indicador que justifica o slogan de “Melhor Instituto Federal do País” usado pelo IFSC. Pelo contrário, a avaliação externa de cursos é positivamente impactada por processos de autoavaliação bem organizados e com grande participação dos três segmentos da comunidade interna. 

Por que estão sendo avaliados apenas 18 a 20 itens (conforme o segmento do respondente? Por que as perguntas são relativamente genéricas?
As questões foram elaboradas a partir dos questionários utilizados pela CPA em 2017 e 2018, de modo a permitir algumas análises comparativas com um período de atividades normais da educação, partindo da premissa de se produzir um instrumento que não fosse extenso e, também, considerando a previsão de aplicação de um questionário mais abrangente e aprofundado no segundo semestre deste ano, alinhada com o Plano de Desenvolvimento Institucional do IFSC, como parte do processo regular de Avaliação Institucional previsto no Sistema Nacional de Educação Superior (Sinaes).

Todos os itens de avaliação objetiva possuem um campo textual adicional, pelo qual o respondente pode detalhar sua manifestação, especificando o que considera bom ou ruim dentro do tópico geral da questão. A CPA pretende categorizar as respostas textuais, para que os resultados quantitativos sejam acompanhados de algum nível de detalhamento do que a comunidade interna entende como principais pontos fortes ou fracos em cada item de avaliação.

Os itens avaliam a gestão dos câmpus ou do IFSC?
O questionário pretende coletar as impressões de estudantes e servidores acerca da instituição, a partir do que vivenciam em seus locais de trabalho ou estudo, não especificamente de atos de gestores. A CPA entende o IFSC como uma única instituição, cujos processos e resultados são fruto da articulação entre gestores e órgãos colegiados de todos os níveis, bem como do trabalho individual e coletivo de seus servidores e da participação dos estudantes.

A pesquisa não poderia perguntar sobre o impacto do trabalho remoto e das atividades não presenciais na saúde do servidor e do estudante?
Esse tema foi detalhadamente abordado pelo Censo IFSC Covid-19, promovido pela Reitoria em 2020 e cujos resultados foram recentemente publicados. A CPA preocupou-se em analisar o Censo previamente para não sobrepor tópicos já avaliados por estudantes e verificar a necessidade de complementação, o que se concretizou com as duas perguntas feitas na seção 3 do formulário desta pesquisa em curso.

Por que não há perguntas diretas sobre a avaliação dos professores?
Avaliação individual de docentes é realizada periodicamente pela Diretoria de Gestão de Pessoas, com procedimentos aprovados pelo Colegiado de Desenvolvimento de Pessoas (CDP) do IFSC e sistema próprio, no contexto da Avaliação de Desempenho de todos os servidores do IFSC. A CPA poderá vir a analisar esses resultados em seus relatórios anuais, não necessitando duplicar instrumentos de coleta de dados.

A pesquisa não poderia ser mais específica sobre a avaliação da gestão da instituição?
Dado seu objetivo bem específico, esta pesquisa não pretende personalizar avaliações, nem avaliar alguns aspectos institucionais que não tenham relação direta com a excepcionalidade do período pandêmico. O desenvolvimento de processos democráticos no IFSC será avaliado na pesquisa que está prevista para o segundo semestre, que será mais próxima das avaliações regularmente feitas pela CPA. De todo modo, há questões para avaliação da gestão neste instrumento e descontentamentos podem ser manifestados nos campos textuais, que são importantes justamente para que a CPA possa fazer alguma inferência mais detalhada e aprofundada do que leva ao respondente avaliar bem ou mal cada item.

Elaboração do FAQ: CPA

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