O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva do Planalto Norte Catarinense lança regulamento da edição deste ano

EVENTOS Data de Publicação: 15 jun 2021 17:29 Data de Atualização: 15 jun 2021 18:35

As regras para o Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva do Planalto Norte Catarinense 2021 já estão definidas. O regulamento está disponível na página do evento e, neste ano, traz novidades, como a inclusão da categoria Vinho de Mesa Rosé, além das destinadas aos vinhos tinto e branco e ao suco de uva tinto. Serão premiadas as três melhores bebidas de cada categoria.

Clique aqui para acessar o regulamento.

Mas, o objetivo do concurso realizado pelo Câmpus Canoinhas do IFSC em parceria com a Epagri e a Embrapa Clima Temperado – Estação Experimental de Canoinhas vai além da premiação. “Nosso grande objetivo é reconhecer a dedicação dos que elaboram vinhos e sucos de uva na região, divulgando e incentivando a elaboração destes produtos, que têm grande potencial de geração de renda ao produtor”, enaltece o professor do IFSC e coordenador do projeto Douglas Würz.

Por isso, ao final do concurso, todos os produtores participantes receberão laudo físico-químico das amostras apresentadas, relatórios individuais com os comentários dos jurados sobre os valores obtidos - se estão de acordo com a legislação e os índices considerados ideais e recomendações técnicas para qualificar ainda mais a produção.

Este é o segundo concurso realizado com caráter de premiação. O primeiro foi em 2019, com 39 amostras inscritas e avaliadas por um grupo de onze especialistas na área de viticultura, enologia e análise sensorial. No ano passado, por causa da pandemia, o projeto teve apenas a parte de caracterização físico-química, que contou, novamente, com 39 amostras participantes.

Como participar

Podem participar do concurso todos os produtores de vinhos e sucos de uva dos municípios do Planalto Norte Catarinense: Bela Vista do Toldo, Campo Alegre, Canoinhas, Ireneópolis, Itaiópolis, Mafra, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva, Porto União, Rio Negrinho, São Bento do Sul e Três Barras.

Para participar, o produtor deverá elaborar um mínimo de 50 litros na categoria desejada. É importante lembrar que o produtor de vinho ou suco não precisa, necessariamente, ser o produtor da uva, o que viabiliza a participação dos produtores urbanos e vinícolas artesanais. Cada produtor poderá inscrever quantos amostras quiser, inclusive na mesma categoria ou de safras diferentes. A participação é gratuita.

A inscrição prévia deve ser feita com os extensionistas da Epagri, que estão em contato direto com os produtores, ou com o próprio professor Douglas, do IFSC.  A coleta das amostras (duas garrafas de 750ml por inscrição) será realizada de 01 a 30 de setembro. As análises sensorial e físico-química das amostras estão programadas para outubro e a divulgação dos resultados para novembro, em datas a serem definidas.

Para inscrições e informações, o professor Douglas está à disposição pelo e-mail douglas.wurz@ifsc.edu.br.

EVENTOS CÂMPUS CANOINHAS NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.