O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Re-Saber, novo sistema de certificação de saberes e competências, será assunto de live nesta terça (22/6)

ENSINO Data de Publicação: 18 jun 2021 12:57 Data de Atualização: 28 jun 2021 10:43

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) promove na próxima terça-feira (22 de junho) uma live para apresentar o novo Sistema Nacional de Reconhecimento e Certificação de Saberes e Competências (Re-Saber), instituído pela Portaria nº 24/2021 do Ministério da Educação.

O Re-Saber, que substitui o antigo Certific, atua igualmente no reconhecimento formal dos saberes e competências acumulados por trabalhadores ao longo da vida, por meio da certificação – que pode ser equivalente a um curso de qualificação, técnico, superior de tecnologia ou de licenciatura em educação profissional e tecnológica. 

Um avanço do Re-Saber é que a adesão passará a ser por instituição, e não mais por câmpus das instituições de EPT, explica o professor do Cerfead Paulo Roberto Wollinger. Ele atua no grupo de trabalho que está produzindo a proposta de regulamentação interna do IFSC para adesão ao sistema e também foi um dos profissionais que contribuíram para a elaboração da Portaria 24/2021.

Outro diferencial será a oferta, pelo IFSC, de um curso de aperfeiçoamento para 500 servidores das instituições da Rede Federal de EPT, com 180 horas, voltado à qualificação desses profissionais para a implementação do processo de certificação de saberes e competências. O projeto pedagógico do curso de formação continuada “Aperfeiçoamento em certificação de saberes e competências profissionais” foi aprovado pelo Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) na Resolução 22, de 15 de abril de 2021. A perspectiva é que o edital para oferta do curso seja lançado no segundo semestre.

Wollinger considera que o Re-Saber se constitui em um grande programa de inclusão escolar – sua estimativa é que cerca de 40 milhões de pessoas possam ser beneficiadas com o reconhecimento de seus saberes e competências adquiridos ao longo da vida de trabalho, via certificado emitido por Institutos Federais e outras instituições. “A certificação resulta na maior valorização do profissional, que tem seus saberes e competências reconhecidos por instituições reconhecidas e respeitadas pela comunidade, como os institutos federais”, observa.

Para que o IFSC formalize sua adesão institucional ao Re-Saber, será necessária a validação da regulamentação interna pelo Conselho Superior (Consup). 

Com a adesão ao Re-Saber será viabilizada a oferta do curso de certificação profissional para docente da educação profissional, de 80 horas, que terá como público os professores do IFSC que não têm formação em licenciatura. O projeto pedagógico do curso, desenvolvido em parceria com o Instituto Federal Catarinense (IFC), foi aprovado pelo Cepe em 2019.

A live terá início às 19h desta terça-feira, 22 de junho, e será transmitida pelo canal do IFSC no YouTube.

ENSINO NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.