O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Mobilidade Virtual

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 10 set 2021 14:25 Data de Atualização: 10 set 2021 14:28

Enquanto nossos programas de intercâmbio ainda não voltam a acontecer de forma presencial em função da pandemia, seguimos proporcionando aos alunos a oportunidade de viver esta experiência de modo virtual. Vejam os relatos que recebemos de dois estudantes que participaram da mobilidade virtual no Instituto Politécnico de Setúbal.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Relato de Matheus Willian Sprotte | aluno do curso de Engenharia Elétrica do Câmpus Jaraguá do Sul-Rau.

As disciplinas do semestre que fiz no IPS não começaram todas juntas. Algumas começaram semanas depois que as outras e foram mais curtas e condensadas (várias disciplinas lá são ofertadas nessa modalidade). Depois que todas as disciplinas do IPS começaram efetivamente, pude constatar que as aulas ministradas no IPS são muito boas. Houve muita atividade em equipe e seminários e foi usado o Moodle e sistemas de videoconferência similares aos usados no IFSC, então não tive dificuldade em me habituar às aulas dessa instituição.

Os estudos foram bastante pesados, pois comecei com seis disciplinas na Engenharia Elétrica do IFSC (e cursos extracurriculares de inglês, alemão e programação) mais cinco disciplinas na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal – IPS. Em certos dias da semana, tive aulas das 7h30 às 20h30. Em função de coincidência de prazos, aulas e cronogramas, não pude manter esta grade de aulas até o final do semestre (precisei cancelar uma disciplina do IFSC que acabou coincidindo com outra do IPS). Também desisti de uma disciplina do IPS, a qual arbitrariamente voltou a ser presencial depois de decorridas cerca de 20% da mesma e eu fiquei sem poder participar de aula alguma da mesma.

No mais, foi um ótimo semestre. Fiz amizades com vários colegas portugueses e tive a oportunidade de participar de um challenge internacional de pesquisa e inovação (com carga horária de 6-8 ECTS, ou seja, equivalente a mais duas disciplinas) que me foi muito enriquecedor. Através dele ganhei amizades de alunos de Pequim, Cabo Verde e Portugal e eu vivi a preciosa experiência de atuar em um projeto internacional vinculado a uma empresa real do mercado europeu.

Sem dúvidas essa experiência internacional do intercâmbio virtual e as oportunidades que ele trouxe valeram muito a pena. Vários colegas do IFSC se interessam quando lhes conto essas experiências e eu sempre lhes incentivo a buscar oportunidades assim.

Relato de Marcelle Nogueira | aluna do curso de Engenharia de Produção do Câmpus Caçador

No semestre passado (2021/1), fiz parte do projeto de Mobilidade Virtual no Instituto Politécnico de Setúbal. Lá pude cursar quatro disciplinas. No início, durante as primeiras aulas, algumas reuniões, foi difícil o acesso e contato com professores, pois a plataforma do IPS é bem diferente do que é utilizado no IFSC e o contato é mais demorado, visto que os profissionais atendem apenas por e-mail. Mas tudo foi se ajeitando ao passar dos dias. 

Dá tempo de acompanhar o ensino. Foi difícil estar em todos os horários das aulas pelo fato de eu trabalhar e não conseguir encaixar tudo no mesmo fuso de Portugal, mas os professores foram bem atenciosos e alguns mais compreensíveis a esse fato. Eles se esforçaram para que pudessem me atender quando necessário. Achei todos os docentes bem capacitados e com uma forma muito boa quando me refiro à didática da aula. 

Consegui sim obter bastante experiência tanto para o aspecto acadêmico quanto para minha vida pessoal. Houve colegas bem receptivos, assim como outros que mantiveram distância, mas ainda assim valeu a pena o esforço de poder participar da mobilidade virtual aprendendo também um pouco mais da realidade empresarial de Portugal além de tudo. 

BLOG DOS INTERCAMBISTAS BLOGS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.