O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Tour pelo Portal do IFSC

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 15 set 2021 09:33 Data de Atualização: 24 jan 2023 08:28

Se você está lendo este post é porque, de alguma forma, sabe o caminho para o Portal do IFSC. O Blog do IFSC é um dos canais que você encontra dentro do nosso site, mas temos muito mais conteúdos. 

O Portal do IFSC, com esta cara que vocês estão vendo hoje, existe desde fevereiro de 2018, quando tivemos uma grande mudança de plataforma para termos um canal mais moderno, adaptado para todos os formatos de telas (computadores, tablets e celulares) e com conteúdos atualizados e organizados. Quem aí se lembra de como era antes? 🤔

Print site antigo do IFSC

Pois é, foi uma mudança e tanto feita depois de muita pesquisa, estudos e testes com usuários.

Anúncio novo Portal do IFSC


É tanta coisa que, às vezes, pode até parecer confuso achar alguma informação ou documento que você precisa. Para facilitar a sua vida, hoje faremos um post diferente para te apresentar ao nosso Portal de uma forma que nunca foi feita. 

Precisamos dizer que, como a navegação do nosso Portal é pensada para ser intuitiva, é possível chegar de diferentes formas a um mesmo lugar. Então vamos mostrar alguns caminhos, mas você pode utilizar qual quiser. O importante é você encontrar o que precisa - ou o que nem sabia que tinha! 😉

Embarque neste tour com a gente!

Afinal, é portal do IFSC ou site do IFSC?

Na prática, não faz tanta diferença dizer para você acessar nosso site ou nosso portal, afinal, o que queremos é que você entre neste nosso endereço virtual e encontre o que precisa. Mas nós o chamamos de Portal do IFSC porque é uma plataforma que engloba vários outros sites e direciona para outros sistemas. Isso acontece também porque temos diversos públicos com os quais nos comunicamos e o Portal é o nosso principal canal de comunicação.

Portal do IFSC X site dos câmpus

Um exemplo para deixar mais claro é que, dentro do Portal do IFSC, temos os sites dos nossos câmpus. Atualmente, apenas o site do Câmpus Palhoça Bilíngue ainda está no padrão antigo, porque diante de suas especificidades a mudança precisa ser feita com um cuidado ainda maior. Todos os outros 21 câmpus já estão com seus sites na nossa atual plataforma.

-> Acesse o site do seu câmpus

Para quem é o Portal do IFSC?

Nosso Portal é pensado especialmente para atender as pessoas que têm interesse em estudar no IFSC - que chamamos de potenciais alunos - e nossos atuais alunos. Quando pensamos nas notícias que iremos produzir, por exemplo, temos esses públicos em mente.

No entanto, temos áreas no nosso Portal destinadas a alguns públicos mais específicos como interessados em trabalhar no IFSC e também a comunidade, que pode se envolver em projetos de extensão ou pesquisa, por exemplo. Temos ainda uma página só voltada à imprensa.

Isso quer dizer que só essas pessoas podem acessar o Portal do IFSC? Claro que não. Quando temos um portal aberto - diferente de uma intranet, em que é preciso se logar para ter acesso - não temos como impedir que alguém veja nosso conteúdo (e nem queremos isso ☺). 

Por isso, qualquer pessoa interessada em saber mais sobre o IFSC pode acessar nosso Portal. Fazemos esse filtro de informações pensando nesses públicos prioritários para simplificar a apresentação de conteúdo. Afinal, se já desta forma temos muita coisa, imagine se a gente não tivesse esse cuidado? Ia ser tanta informação que talvez, quem precisasse, não iria encontrar.

Diferentes menus

Sabe aquela história de que, dependendo do lugar, é possível pegar várias ruas para chegar até ele? Nosso Portal funciona desta forma. Por isso, temos vários menus de acesso para que a informação seja encontrada. 

Vamos exemplificar utilizando a visão de quem acessa nosso Portal pelo computador.

Entrando pela home, ou página principal, temos o que chamamos de menu superior:
 

Temos os seguintes itens aí: 

- O IFSC: traz informações da nossa instituição como histórico, estrutura, documentos norteadores e missão;
- Cursos: apresenta todos os nossos tipos de cursos e direciona para o Guia de Cursos e todas as páginas relacionadas ao nosso processo de ingresso, como editais, resultados e matrículas;
- Câmpus: mostra todos os câmpus que o IFSC tem e leva para o site de cada câmpus;
- Estudantes: área dedicada aos alunos do IFSC com diversas informações úteis para a jornada acadêmica;
- Comunidade: espaço em que a comunidade pode encontrar serviços e projetos para participar, além de conhecer melhor nossa atuação em pesquisa e extensão;
- Comunicação: apresenta os principais canais de comunicação da Instituição com seus públicos e os contatos para falar conosco;
- Acesso à informação: disponibiliza documentos e conteúdos organizados conforme prevê a Lei de Acesso à Informação;
- Transparência e prestação de contas: apresenta informações públicas disponibilizadas pelo IFSC em atendimento a exigências do Tribunal de Contas da União (TCU).

Quem acessar pelo celular, vai visualizar desta forma:

Imagem mostrando o menu que aparece ao acessar o Portal do IFSC pelo celular

Temos os menus que aparecem direto ao rolar a página da home:
 

E tem o menu que você encontrará dentro de cada página:


Para acessar esses menus internos no celular, o caminho é um pouco diferente, já que eles não irá aparecer na lateral da tela. Você precisará clicar na seta pra baixo logo após o nome da página (veja nas imagens abaixo) para poder abrir o menu:Imagem mostrando exemplo de menu interno do Portal do IFSC ao acessar pelo celular

Sou aluno do IFSC

Se você já é nosso aluno, temos uma página do nosso Portal toda pensada para você. Acesse pelo menu Estudantes.

Nesta área, você encontra informações de Assistência Estudantil, Bibliotecas, Calendário Acadêmico, Intercâmbio, Oportunidades para participar de projetos, além de acesso aos sistemas acadêmicos e outros serviços de tecnologia.

-> Serviços que o IFSC te oferece e você nem sabia

Organizamos ainda neste espaço os documentos úteis, como tutoriais e templates. 

E tem uma outra parte do nosso Portal muito importante que nem todos os alunos acompanham, mas é fundamental para se manterem informados: as notícias. Vamos falar delas mais adiante. 

-> 10 motivos para você não dizer que não sabia

Quero estudar no IFSC

Você quer estudar aqui? Podemos dizer que grande parte do nosso Portal é destinado a você. Já na home - que é como chamamos a página principal do nosso Portal -, temos um banner com informações sobre cursos que estão com vagas abertas no momento. Logo abaixo temos um menu com acesso rápido a informações úteis para quem quer ser tornar nosso aluno: cursos, vagas abertas, resultados e perguntas frequentes.
 


É possível acessar direto a página de cursos e encontrar os tipos de cursos que temos. Ao clicar em cada tipo de curso, você terá as explicações detalhadas de cada um - quem pode fazer, forma de ingresso - e verá nosso Guia de Cursos.

Chamamos de Guia de Cursos a área em que você consegue ver os cursos disponíveis por tipo e por local de oferta. Para isso, basta entrar na página de cada tipo de curso e ver se há vagas abertas no momento. Mesmo quando não tiver vaga, você pode ver a página específica do curso do seu interesse para mais informações.

Veja um exemplo desta página dos cursos técnicos.

Tem outras páginas que quem quer estudar aqui terá que acessar (não importa o caminho para chegar nelas):

- Editais abertos: onde você verá o documento com as vagas disponíveis e as “regras” do processo seletivo;
- Inscrições e acompanhamento: onde você será direcionado ao nosso Portal de Inscrições;
- Resultados: onde você deverá acompanhar se foi selecionado;
- Orientações para matrícula: onde você deverá ver o que precisa para se matricular caso tenha sido selecionado para um de nossos cursos.

Além disso, tem outras páginas que consideramos muito úteis para quem quer se tornar nosso aluno e que já vamos dar o atalho por aqui:

- FAQ: Perguntas frequentes sobre o IFSC
- Cadastro de Interesse: onde você pode deixar seu e-mail para ser avisado quando estivermos com vagas abertas

Quero trabalhar no IFSC

Tem muita gente também que deseja trabalhar no IFSC - seja como servidor efetivo ou professor substituto ou temporário. Organizamos uma página pensando justamente em quem quer trabalhar aqui que chama Trabalhe no IFSC, acessada pelo menu O IFSC.

-> Como trabalhar no IFSC

Notícias do IFSC

A área mais atualizada do nosso Portal é a de notícias, justamente, porque é onde apresentamos tudo o que está acontecendo na nossa instituição. As notícias podem ser acompanhadas pela home, mas também tem uma página direta.
 

Outros canais

Dentro do Portal do IFSC, além do que chamamos de páginas, temos outros canais com objetivos distintos. Neste momento, destacamos os seguintes:

- IFSC Verifica: projeto de checagem de informações;
- Blog do IFSC: este espaço no qual você está lendo este post, em que compartilhamos conteúdos relevantes para nossos públicos estratégicos de maneira leve e descontraída;
- Blog dos Intercambistas: para quem quiser acompanhar a experiência de alunos do IFSC em intercâmbio presencial e virtual.

Temos alguns eventos que também possuem sites próprios como o Sepei e o JIFSC

Quem faz o Portal do IFSC

Já deu pra perceber que não somos um robô aqui atrás escrevendo isso pra você, não é?

Pois é, para manter este Portal atualizado e em funcionamento, temos vários servidores envolvidos. Toda a parte de tecnologia fica a cargo dos servidores da nossa Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC).

O conteúdo em si é organizado de maneira compartilhada. A maioria dos textos, bem como a produção de notícias e dos posts dos outros canais, é feita por jornalistas do IFSC. Mas os servidores das áreas são responsáveis pela atualização das páginas do seu setor.

O Guia de Cursos também é feito de forma conjunta, envolvendo os coordenadores de cursos e os profissionais de comunicação do IFSC.

Ainda tem dúvidas?

Gostou do nosso tour? Foi uma rápida visita virtual, digamos assim. Em cada área do nosso Portal poderíamos ficar um tempão explicando cada item, mas a ideia é justamente que o Portal seja intuitivo e que você encontre a informação sozinho.

Se você tem alguma sugestão de melhoria, mande pra gente pelo e-mail blog@ifsc.edu.br. Por mais que estejamos sempre atentos, sabemos que sempre podemos melhorar e a opinião de quem utiliza nosso Portal é fundamental para termos esse retorno.

Receba nossos posts

Se quiser ver tudo o que já publicamos no Blog do IFSC, clique aqui.

Você também pode receber nossos posts no seu e-mail sempre que forem publicados fazendo seu cadastro aqui.

BLOG DO IFSC BLOG DO IFSC BLOGS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.