O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Garopaba, Tubarão, Criciúma e Araranguá realizarão edição conjunta da SNCT

SNCT Data de Publicação: 16 set 2021 09:33 Data de Atualização: 09 nov 2021 18:38

Depois da experiência exitosa realizada em 2020, os câmpus Garopaba, Tubarão, Criciúma e Araranguá do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) voltam a organizar uma edição conjunta da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento, que acontecerá de 25 a 29 de outubro, tem como tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”. A participação é gratuita e aberta a toda a comunidade.

Assim como no ano passado, a edição 2021 da SNCT Sul Catarinense será em formato virtual, com transmissões diárias nos canais do IFSC. A programação está sendo pensada para que as palestras façam uma ligação entre o tema geral do evento e as áreas de interesse dos cursos dos quatro câmpus envolvidos.

“Em 2020, a SNCT Sul Catarinense foi encerrada com uma média de 900 visualizações por palestra transmitida. Para além do número, tivemos uma grande participação dos alunos, interagindo com os palestrantes, e também um retorno muito positivo de todos os participantes. Por isso a ideia de repetir o formato, transformando a necessidade de realizar o evento ainda de forma virtual em uma oportunidade de intensificar as trocas entre quatro câmpus do IFSC que são próximos geograficamente”, afirma o professor do Câmpus Criciúma, André Michels, coordenador-geral do evento.

Estudantes e professores

A SNCT é promovida anualmente pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Instituições de ensino de todo o país realizam atividades com o objetivo de despertar, especialmente nos jovens, o interesse pela pesquisa e pelos temas científicos e tecnológicos. A edição Sul Catarinense, envolvendo servidores e estudantes dos quatro câmpus do IFSC na região Sul, terá palestras que relacionem o tema geral do evento com as áreas de interesse dos cursos. Também haverá momentos para socialização de experiências e discussão sobre a curricularização da extensão, isto é, o processo de inclusão de atividades extensionistas nos currículos dos cursos de graduação, estratégia prevista no Plano Nacional de Educação que vem sendo implementada nas instituições.

“A programação está sendo pensada de forma a contemplar os alunos dos quatro câmpus da região Sul de Santa Catarina, trazendo diferentes visões sobre o tema da Semana e, também, reflexões importantes para a educação profissional e tecnológica. Professores, não só do IFSC como de outras instituições de ensino, também gostarão da programação, que terá discussões interessantes sobre a prática docente, como por exemplo a inserção da extensão nos currículos de cursos de graduação”, explica André. 

Entre os nomes já confirmados estão o do professor da UFSC, Walter Antônio Bazzo, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Tecnológica (Nepet), da professora do IFSC, Viviane Grimm, pesquisadora nas áreas de discursos pedagógicos, políticas educacionais, tecnologias educativas e currículo, e dos professores Olivier Allain e Paulo Wollinger, coautores do livro “Didática profissional: princípios e referências para a Educação Profissional”.

Informações

A programação ainda está em construção e será publicada no site da SNCT Sul Catarinense, que concentrará todas as informações sobre o evento. Estudantes do IFSC que participarem das atividades poderão solicitar certificados. As orientações serão divulgadas nos dias anteriores à Semana.

SNCT

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.