O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmpus Caçador autoriza acionamento da Fase 3 da PSS

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 21 out 2021 12:41 Data de Atualização: 14 abr 2022 10:14

Em reunião nesta quarta-feira (20), o Colegiado do Câmpus Caçador deliberou pelo acionamento, a partir de 16 de novembro, da Fase 3 da Política de Segurança Sanitária (PSS) do IFSC para a Covid-19. Essa autorização tem respaldo na decisão do Conselho Superior (Consup) que permitiu que cada câmpus decida pelo acionamento ou não das fases conforme situação sanitária local.

A fase 3 prevê o retorno parcial às atividades administrativas e acadêmicas em até 50% da comunidade acadêmica. A prioridade de retorno é de estudantes formandos para aulas de laboratório e realização de experimentos para a conclusão de Projetos Integradores e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC); retorno integral de aulas de laboratório com escalonamento de dias e horários; estudantes de cursos Educação de Jovens e Adultos-Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT); outros grupos de estudantes considerados prioritários pelo câmpus. Também passa a ser possível a disponibilização de laboratórios de informática a estudantes sem acesso às Atividades Não Presenciais (ANPs). O Colegiado ressalta que será feito uma espécie de agendamento dos docentes para ter controle do quantitativo de pessoas circulando no câmpus.

Para acessar os prédios do IFSC, é necessário seguir uma série de protocolos que garantam a segurança sanitária para evitar que pessoas possivelmente contaminadas circulem nesses espaços.

Medidas necessárias para acesso aos prédios do IFSC

É de responsabilidade de todas as pessoas que circularem no IFSC a adoção de boas práticas para minimizar a possibilidade de contágio. Veja abaixo que medidas você pode tomar individualmente:

1) Mantenha a distância de pelo menos 1,5 metro das outras pessoas;

2) Lave com frequência as mãos com água e sabão. Ou, alternativamente, higienize-as regularmente com álcool gel 70%;

3) Utilize máscaras de proteção facial. As descartáveis devem ser jogadas em lixeiras destinadas a esse fim. Já as de pano devem ser trocadas a cada 2 horas ou quando estiverem úmidas, sendo, posteriormente, higienizadas;

4) Ao tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com lenço de papel, descartando o lenço imediatamente em lixeira apropriada;

5) Evite tocar o rosto com as mãos sem que elas estejam devidamente higienizadas;

6) Não compartilhe objetos pessoais (canecas, copos, canetas);

7) Não guarde ou apoie pertences pessoais como mochilas, bolsas, máscaras, luvas e outros sobre mesas ou bancadas de uso comum;

8) Evite situações de aglomeração: não participe de confraternizações e atividades sociais que resultem na reunião de grande quantidade de pessoas, tanto nas dependências do IFSC quanto fora;

9) Nas atividades administrativas e acadêmicas, dê prioridade a reuniões e encontros virtuais;

10) Não adote comportamentos sociais como apertos de mão, abraços, beijos;

11) Evite o uso de seu telefone celular em espaços públicos, mantendo-o guardado junto ao corpo ou em mochilas e bolsas;

12) Observe e respeite as marcações de distanciamento nos setores que potencialmente geram aglomerações (filas para atendimento ao público, por exemplo).

13) Informe a comunidade acadêmica a respeito dos procedimentos em caso de suspeita de Covid-19.

Protocolos biossanitários a serem adotados pelo Câmpus

Os protocolos biossanitários para atividades presenciais são os seguintes: 

1) Ventilação natural: todos os ambientes (de trabalho e acadêmicos) devem estar bem ventilados, com janelas e portas abertas. O uso de ar-condicionado deve ser evitado e, caso seja extremamente necessário, utilizado no modo exaustão, evitando a recirculação do ar no ambiente. Nesses ambientes em que for necessário o uso de ar-condicionado, o número de pessoas deve ser reduzido.

2) Higienização intensiva de superfícies e objetos: mesas, computadores, objetos de trabalho e de uso pessoal habitual devem ser higienizados regularmente com álcool 70% ou outros produtos químicos capazes de eliminar o novo coronavírus (como, por exemplo, álcool isopropílico para telas de computadores, tablets e outros eletrônicos). Da mesma forma, superfícies estratégicas em áreas de uso comum devem ser higienizadas regularmente: elevadores, corrimões, maçanetas, bebedouros, pias, lavabos. É recomendável que os próprios usuários dos materiais das estações de trabalho ou bancadas de estudo habituem-se a higienizar os objetos e superfícies. Os materiais necessários (água, sabão, álcool, entre outros) deverão estar sempre disponíveis e acessíveis a todos.

3) Descarte correto de itens não reutilizáveis: equipamentos de proteção individual (EPI) não descartáveis, como máscaras e luvas, devem ser depositados em lixeiras exclusivas para esse fim.

4) Otimização do uso de elevadores: esses equipamentos deverão ter uso prioritário por pessoas com dificuldades de deslocamento e, quando for necessário seu uso, recomenda-se a utilização de apenas uma pessoa por vez.

5) Disponibilização de informações relevantes e práticas nos espaços comuns: a Política de Segurança Sanitária recomenda que os ambientes institucionais disponibilizem materiais informativos, em especial na forma de cartazes, sobre as características da Covid-19 (sintomas, formas de contágio e prevenção) e a higienização correta das mãos. Também deve haver, em cada ambiente, informação sobre a capacidade máxima de ocupação.

INSTITUCIONAL CÂMPUS CAÇADOR NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.