O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Estrangeiros podem se inscrever nos cursos do IFSC?

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 10 nov 2021 09:46 Data de Atualização: 24 jan 2023 08:23

Sim, estrangeiros podem se inscrever nos cursos do IFSC e são muito bem-vindos! 😊

Inclusive, para tentar facilitar a inscrição de quem é de fora, temos vídeos mostrando como se inscrever com legendas em espanhol e em francês.

O post de hoje é curto e só para destacar que não temos nenhum impedimento para que pessoas de outras nacionalidades que não a brasileira estudem aqui. Só há alguns pontos que os candidatos estrangeiros precisam estar atentos e a gente explica quais são.

Sou estrangeiro. Como posso fazer a inscrição no IFSC?

A inscrição de candidatos estrangeiros é feita da mesma forma pelo Sistema de Ingresso conforme orientado em cada edital.

-> O que é um edital?
-> Veja os editais abertos neste momento

A única diferença é que, para a inscrição, todo candidato precisa de um documento oficial de identificação com foto. No caso dos estrangeiros, este documento pode ser passaporte ou Registro Nacional de Estrangeiros - RNE.

Há vagas reservadas para estrangeiros no IFSC?

Não, os candidatos estrangeiros concorrem às mesmas vagas dos brasileiros. E tem mais um detalhe: no caso do Sistema de Cotas do IFSC, em que há reserva de vagas para quem estudou em escola pública, isso só vale para quem estudou em escola pública brasileira.

-> Como se inscrever pelo Sistema de Cotas do IFSC?

Tem alguma documentação especial para estrangeiro estudar no IFSC?

Além do documento de identificação exigido para a inscrição, caso o candidato estrangeiro seja selecionado para nossos cursos, na hora da matrícula também deverá ficar atento ao que consta no edital.

De maneira geral, o candidato que concluiu seus estudos no exterior, exceto em países integrantes do Mercosul, deverá inserir cópia do documento de revalidação e/ou equivalência de estudo no Brasil.

Em substituição à carteira de identidade, o candidato estrangeiro deverá apresentar o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou a Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) e o passaporte com visto de estudante, ou outro documento que, por previsão legal, permita que o estrangeiro estude no Brasil. É importante destacar que os estrangeiros precisam estar autorizados a estudar no Brasil para poderem se matricular no IFSC se forem selecionados.

Não tem domínio do português? A gente te ajuda!

As aulas do IFSC são oferecidas em Língua Portuguesa, então os alunos estrangeiros precisam dominar minimamente o idioma para conseguir acompanhar o curso. Eventualmente, o IFSC oferece curso de qualificação de Português para estrangeiros. Veja um exemplo desta iniciativa que fizemos há alguns anos:


Conforme abertura de vagas por meio de edital, esses cursos específicos para estrangeiros são divulgados no nosso Portal. Inclusive, neste momento, o Câmpus Gaspar está com vagas remanescentes abertas para o curso de Português para estrangeiros. Como as aulas estão sendo dadas como atividades não presenciais ainda, é possível fazer o curso mesmo não morando na cidade desde que você tenha um computador/celular com internet. Veja as informações clicando aqui.

E só lembrando que todos os nossos cursos são gratuitos, inclusive para estrangeiros.

-> Cadastre-se seu e-mail para ser avisado quando estivermos com inscrições abertas

Estrangeiros são bem-vindos ao IFSC

Ficamos muito felizes em poder proporcionar estudo também a quem vem de fora. E nos emocionamos ao ver a importância desta oportunidade para os estrangeiros. Veja um exemplo disso neste depoimento que o egresso Moussa Faye, um jovem senegalês, deu durante a sua formatura no curso técnico em Eletromecânica do Câmpus Chapecó do IFSC em 2019 💚:

 

Receba nossos posts

Se quiser ver tudo o que já publicamos no Blog do IFSC, clique aqui e leia todos os nossos posts. Você também pode receber nossos posts no seu e-mail sempre que forem publicados fazendo seu cadastro aqui.

BLOG DO IFSC BLOG DO IFSC BLOGS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.