6ª edição do IFSCineminha atendeu 400 famílias

CÂMPUS GAROPABA Data de Publicação: 19 nov 2021 18:07 Data de Atualização: 19 nov 2021 18:14

Mantendo o formato da edição de 2020, a 6ª edição do IFSCineminha aconteceu em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Garopaba e atendeu aproximadamente 400 famílias.

Assim como no ano passado, o projeto distribuiu “kits cineminha” aos alunos da rede pública que puderam acompanhar em suas casas a magia do cinema, de forma integrada às propostas pedagógicas. O kit é composto por um DVD contendo curtas cedidas pelo Circuito Estadual de Cinema Infantil, vinculado à Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis - parceira do projeto desde 2015, guloseimas e os materiais necessários para o desenvolvimento das propostas pedagógicas.

Luana de Gusmão Silveira, professora idealizadora do projeto destaca que o IFSCineminha resgata a magia do cinema e a reconstrói no ambiente escolar das mais de sessenta instituições atendidas. “Nesse sentido, acredito que o projeto contribui diretamente para a promoção da inclusão social por meio da arte audiovisual. A experiência prova, também, a importância de ações integrando instituições de diferentes esferas, como é o caso da parceria estabelecida neste projeto entre o IFSC, a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Garopaba, as escolas, os professores, os alunos, as famílias, com o propósito comum de assegurar aos sujeitos que passam pela escola um desenvolvimento mais humano e igualitário no que diz respeito ao acesso aos bens culturais e artísticos”, explica a professora.

Luana ressalta a receptividade dos pais e a alegria das crianças em participar do projeto que acaba envolvendo a família inteira. As atividades são fotografadas pelos familiares e encaminhadas aos professores por WhatsApp, e junto delas, inúmeras mensagens de agradecimento e parabenizações.

Nesta edição participaram as alunas bolsistas Mell Geremias e Luiza Rosa, ambas estudantes do curso técnico integrado em Administração do Câmpus Garopaba. A equipe também contou com a participação voluntária da professora Patrícia Teixeira, vinculada à Rede Municipal de Educação de Garopaba.

Sobre o projeto

O projeto “IFSCineminha: arte e cultura na infância” foi idealizado pela professora Luana de Gusmão Silveira. Foram três anos no Câmpus Caçador e agora, o terceiro no Câmpus Garopaba. A professora explica que, de 2015 a 2019, as edições do projeto ocorreram no auditório do IFSC e/ou nas escolas municipais, com bilheteria, sala de exibição com direito à pipoca, despertando, assim, o interesse dos participantes. O diferencial do projeto está justamente em articular o filme com uma proposta pedagógica para ser desenvolvida pelas crianças e suas famílias.

Em cada edição, as crianças tinham a oportunidade não só de assistir aos filmes e realizar as atividades pedagógicas, com temáticas abordadas nos curtas, como também podiam visitar os laboratórios do IFSC e conhecer a estrutura da instituição. O projeto precisou ser adaptado em 2020 por causa da pandemia de Covid-19, nesta edição surgiram os “kits cineminha”, formato que foi mantido em 2021.

CÂMPUS GAROPABA