O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Exposição virtual de fotografias exibe diferentes olhares sobre o espaço rural

CÂMPUS CANOINHAS Data de Publicação: 23 nov 2021 15:51 Data de Atualização: 23 nov 2021 18:12

"Desde o plantio até a colheita, o produtor se depara com incertezas; sua renda não se limita apenas àquilo que suas mãos podem fazer pela lavoura. Na sombra de seu ‘escritório’, ele não apenas descansa, mas, também toma as suas decisões". O texto da acadêmica Jocieli Mileski Bueno para uma das 47 fotografias da exposição virtual "Retratos do Rural" antecipa um pouco do trabalho realizado pelos estudantes do curso superior de Agronomia do Câmpus Canoinhas para o projeto de extensão "Olhares sobre o espaço rural por meio de fotografias".

Clique aqui para acessar o blog com a exposição virtual

Na fotografia citada, Jocieli legenda o registro feito por sua cunhada, Madeleine Sconieczny Bueno, para enfocar o protagonismo dos produtores rurais da localidade de São João dos Cavalheiros, no município de Três Barras. Outras composições de fotos e legendas produzidas pelos demais alunos trazem registros de cultivos agrícolas, atividades pecuaristas, cenários, tradições, gastronomia, turismo e cultura, tudo associado ao meio rural.

Coordenada pelo professor Vilson Cesar Schenato, a exposição virtual reúne os trabalhos desenvolvidos como projeto de extensão para a disciplina de Sociologia Rural. A ideia do blog veio como alternativa à suspensão das atividades presenciais e impossibilidade de uma exposição física no Câmpus Canoinhas, sem deixar de lado outra parte importante: a participação de alunos de duas escolas de campo, do interior de Canoinhas.

Na parceria com as escolas básicas municipais Alberto Wardenski, da localidade de Salto D'Água Verde, e Benedito Therézio de Carvalho, do distrito de Felipe Schmidt, entraram em ação as professoras da rede municipal Keli Fabiane Gonçalves Santos e Tamirys Pereira Taborda, aluna e egressa da especialização em Educação e Diversidade, respectivamente.

Nos laboratórios de informática das escolas, elas organizaram “visitas guiadas” à exposição virtual com suas turmas. Além de prestigiarem as produções, os alunos das escolas municipais também registraram seus comentários no blog, relacionando suas impressões sobre as fotografias com suas próprias experiências no meio rural.

CÂMPUS CANOINHAS EXTENSÃO NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.