O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmpus Araranguá desenvolve curso de qualificação profissional em empresa da região

CÂMPUS ARARANGUÁ Data de Publicação: 25 nov 2021 08:49 Data de Atualização: 25 nov 2021 09:08

O Câmpus Araranguá do IFSC concluiu com êxito um curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Soldador no Processo GMAW em aço carbono com funcionários da Industrial Pagé, empresa localizada no município especializada na produção de equipamentos para armazenagem e beneficiamento de grãos. As declarações de participação foram entregues no dia 17 de novembro, para 13 colaboradores da empresa.

Com carga horária de 60 horas, o curso é uma ação de extensão desenvolvida a partir de uma parceria entre o Câmpus Araranguá e a Industrial Pagé. O curso foi realizado ao longo de seis semanas, com encontros às quartas, sextas e sábados.

“Os participantes tiveram aulas teóricas e práticas diretamente relacionadas aos processos utilizados na Industrial Pagé. O objetivo principal do curso foi de que os participantes do curso, oriundos de outros setores da empresa, recebessem treinamento para ocupar postos de trabalho no setor de soldagem. Devido às aulas práticas terem sido realizadas no ambiente fabril, os alunos puderam ‘experimentar’ o cotidiano do setor de soldagem, inclusive ao final do curso soldando peças de menor responsabilidade na linha de produção”, explica o professor Ariel Teixeira, coordenador do projeto ao lado do professor Daniel Generoso, ambos da área de Eletromecânica do Câmpus Araranguá.

Com o objetivo de expandir a atuação na região, qualificar a demanda crescente no arranjo produtivo local e fortalecer o eixo de controle e processos industriais, o Câmpus realizou uma visita na empresa a fim de conhecer os processos produtivos e identificar demandas.

“O curso, sendo realizado no ambiente fabril, potencializou o empenho e dedicação dos participantes. Para nós, docentes, foi gratificante poder aplicar nossos conhecimentos no treinamento e, de certa forma, na melhoria do processo e procedimento de soldagem. Além da demonstração da correta utilização por nossa parte, por vezes, os soldadores da empresa desempenhavam o importante papel de como a atividade era realizada costumeiramente, e assim uma troca de experiências muito interessante”, explica Ariel.

CÂMPUS ARARANGUÁ ENSINO

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.