O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

45ª Reditec debate o papel da educação profissional e tecnológica no novo mundo

EVENTOS Data de Publicação: 25 nov 2021 10:35 Data de Atualização: 25 nov 2021 10:47

Segunda-feira (29) inicia a 45ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec). O evento, que segue até 2 de dezembro, acontece em formato híbrido — presencial em Brasília e virtual pelo canal do YouTube TVIFB do Instituto Federal de Brasília (IFB), instituição que neste ano coordena a programação. O tema desta edição é "Reaprender, Reconectar e Reintegrar — o papel da educação profissional e tecnológica no novo mundo".

Todos os servidores e estudantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica podem participar da 45ª Reditec. Para participar, basta realizar a inscrição, e para receber certificado de participação, além da inscrição é necessário responder à avaliação do evento.

A programação é composta por mesas em eixos temáticos intercaladas com relatos de experiências exitosas, atrações musicais, depoimentos de ex-alunos e lançamento de publicações da Rede Federal.

A 45ª Reunião Anual dos Dirigentes terá a sua abertura oficial na terça-feira (30), com o o teólogo, filósofo, escritor e professor universitário Leonardo Boff, sobre “O futuro depende de nós”. Esta atividade acontecerá às 17h, e terá transmissão ao vivo pelo canal oficial do IFB no YouTube, a TVIFB.

A cerimônia de abertura contará com a presença do ministro de Estado da Educação, Milton Ribeiro; do secretário da Educação Profissional e Tecnológica, Tomás Dias Sant’Ana; do presidente do Conselho Nacional de Dirigentes das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais (Condetuf), Zilmar Rodrigues de Souza; da presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Sônia Regina de Souza Fernandes e da reitora do IFB, Luciana Massukado.

Saiba mais

A reunião anual é realizada desde 1974. Na época, apenas os diretores-gerais das então escolas técnicas e agrotécnicas federais participavam. Com o processo de reordenamento e expansão da Rede Federal, o evento passou a congregar também os gestores das unidades da rede. Com a criação dos institutos federais, em 2008, o encontro incluiu a participação dos diretores-gerais dos campi, pró-reitores e reitores.

Atualmente, o evento reúne os dirigentes de todos os institutos federais, dos centros federais, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, das escolas técnicas vinculadas às universidades federais e do Colégio Pedro II e busca avaliar práticas e resultados, à luz das características e finalidades da Rede, partindo da realidade e dos desafios de instituições pluricurriculares e multicampi, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos e suas práticas pedagógicas.

Os objetivos da Reditec são integrar e fortalecer a atuação da Rede; compartilhar experiências focando na possibilidade de escala e replicabilidade; conhecer tendências e criar condições de implementação nos diversos contextos; aprofundar as discussões da educação profissional, científica e tecnológica; qualificar a atuação dos gestores e apresentar a Rede para parceiros estratégicos.

EVENTOS NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.