O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Programa da embaixada americana visa fomentar o empoderamento de estudantes mulheres

EVENTOS Data de Publicação: 26 nov 2021 02:03 Data de Atualização: 26 nov 2021 09:17

A Embaixada dos Estados Unidos (EUA) lançou edital de seleção de estudantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para o programa de formação de jovens meninas líderes “Power4Girls – Empower to Lead”.

De acordo com o edital, o programa “tem como objetivo fomentar o empoderamento de meninas por meio do desenvolvimento de competências em empreendedorismo, inovação e responsabilidade social, em preparação para o ambiente de trabalho do século XXI”.

As estudantes interessadas em participar devem encaminhar propostas até às 23h59 (horário de Brasília), de 9 de janeiro de 2022, por meio do site https://power4girls.com.br/sign-up. A divulgação das equipes selecionadas está prevista para o dia 4 de fevereiro de 2022. O regulamento e todas as informações necessárias para participar da seleção estão disponíveis no edital.

Seleção

Podem participar estudantes de instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica de todo o país, que, em 2022, estejam cursando o ensino médio. Todas as equipes terão um mentor indicado e treinado pela coordenação do programa Power4Girls, ao longo de todo o processo, para apoiar as ações de ensino-aprendizado de todas as participantes.

O edital selecionará até 20 equipes, cada uma delas compostas por até quatro alunas e um  professor orientador voluntário, que deverão apresentar propostas criativas e inovadoras que ajudem a promover o bem-estar social. Nesta edição serão selecionadas propostas relacionadas ao tema “Meio ambiente e Sustentabilidade”. O comitê responsável pelo programa fará a avaliação dos projetos propostos e selecionará as 20 melhores ideias a serem desenvolvidas, que devem representar as cinco regiões brasileiras.

A abertura oficial do Power4Girls acontecerá em evento virtual em 7 e 8 de março de 2022, como parte das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher. Durante os dois dias, as equipes (alunas e professores orientadores voluntários) participarão de oficinas técnicas e práticas sobre liderança, empreendedorismo e inovação, assim como terão a oportunidade de interagir com líderes femininas inspiradoras. Nos seis meses seguintes (março a agosto de 2022), as participantes do Power4Girls terão capacitações on-line, reuniões, webinars e outros momentos de formação até a solução final apresentada para uma banca de jurados dos setores público ou privado selecionados pela coordenação do programa .

Em setembro de 2022, todas as participantes, professores orientadores voluntários e mentores vão se reunir em Brasília para uma feira de inovação, focada na apresentação dos protótipos desenvolvidos e apresentações em formato de pitch do trabalho final.

Live

Acontece na próxima quarta-feira, 1º de dezembro, uma live sobre oportunidades acadêmicas nos Estados Unidos. A transmissão começa às 20h no canal do Câmpus Garopaba no YouTube. O Power4Girls será uma das iniciativas apresentadas.

Para mais informações, acesse o edital do programa, disponível na página de oportunidades externas do Portal do IFSC.

EVENTOS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.