Pular para o conteúdo

Notícias

Câmpus Canoinhas entrega contêiner para Grêmio Estudantil

CÂMPUS CANOINHAS Data de Publicação: 07 dez 2021 19:23 Data de Atualização: 08 dez 2021 09:45

O Câmpus Canoinhas destinou um reforço importante para as ações do Grêmio Estudantil: um contêiner exclusivo para sediar a representação dos estudantes. A entrega do novo espaço foi oficializada pela direção do câmpus após o avanço de fase do retorno gradual às atividades presenciais no IFSC. Adquirido pela gestão anterior e instalado em abril do ano passado, durante o período de suspensão integral das atividades presenciais, o contêiner ficou fechado até que os alunos pudessem retornar. Neste período, a direção mobiliou o espaço com mesas e cadeiras e instalou o sistema de climatização.

“A escola é o espaço onde está posta a diversidade da sociedade e o movimento estudantil é um reflexo concreto disto; é uma organização pedagógica de fundamental importância na formação dos estudantes. A conquista de um espaço físico que represente e acolha estes movimentos é de fundamental importância, dá dignidade e acolhe os estudantes criando um espaço autônomo de organização dentro do câmpus”, enfatiza o diretor Joel José de Souza.

“Foi bom retornar às aulas presenciais com este espaço agora, que é maior que a sala que o Grêmio tinha antes. Agora, com o contêiner, a gente está conseguindo agilizar algumas coisas e organizar mais coisas para os alunos”, comenta a presidente do Grêmio Estudantil do Câmpus Canoinhas, Nathália Pereira, do terceiro módulo do curso técnico integrado em Alimentos.

Uma destas ações é a disponibilização da impressora adquirida pela gestão passada do grêmio, para quem precisa imprimir ou tirar cópias. “É uma impressora de uso comum dos alunos, disponível mediante contribuição de uma taxa simbólica para manutenção e recarga do cartucho”, conta Nathália.

Outra ação recém-implementada é a campanha de distribuição de absorventes para a comunidade interna que tiver necessidade. O material está disponível gratuitamente nos banheiros sinalizados com cartazes da campanha. Pessoas interessadas em doar absorventes podem procurar o Grêmio.

Para o futuro, a ideia é dinamizar o uso do espaço do contêiner para fortalecimento do movimento estudantil. “Desde nova participo de projetos de representação estudantil e consigo ver a importância de participar e incluir as pessoas nestes projetos de formação política e cidadã, para além da formação acadêmica maravilhosa que temos aqui no IFSC”, comenta a presidente do Grêmio, que já foi representante de turma e vereadora mirim em Canoinhas, pela Escola Básica Municipal Presidente Castelo Branco.

Junto com a Nathália, mais nove alunos integram a gestão do Grêmio Estudantil do Câmpus Canoinhas: Júlia Roberta Rodrigues, Bruno Reinaldo, Helen Fin, Pablo Langer, Monalisa Teixeira, Fernanda Corrêa, Victor Hugo Krüger, Júlia Martins Zucco e Ana Beatriz Scheuer. A entidade conta ainda com a participação voluntária de outros estudantes em projetos específicos.

CÂMPUS CANOINHAS INSTITUCIONAL

Nó: liferay-ce-prod01

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.