O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Empresa júnior de Moda une câmpus Araranguá e Jaraguá do Sul

CÂMPUS ARARANGUÁ Data de Publicação: 08 dez 2021 10:53 Data de Atualização: 22 jan 2022 09:13

Fundada em 2018 por estudantes do curso de Design de Moda do Câmpus Araraguá, a empresa júnior iModa Jr encerra 2021 consolidando um passo importante: a expansão para o Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, onde estudantes do curso de Design de Moda se juntaram ao projeto, superando os desafios do trabalho não presencial.

A empresa júnior é uma sociedade civil sem fins lucrativos, formada por alunos de curso superior, sob a orientação de professores. O objetivo é proporcionar ao estudante um maior contato com o mundo do trabalho, vivenciando o meio empresarial e comprometendo-se com o desenvolvimento pessoal e do coletivo. Os estudantes participam de forma voluntária e o recurso dos projetos é aplicado na capacitação dos membros por meio de cursos, eventos, workshops e também reinvestidos em projetos da empresa.

A iModa foi fundada em 2018 por Maiara Pavei, Sandro Lumertz e Júlia Quissini, estudantes do curso superior de tecnologia em Design de Moda do Câmpus Araranguá. Ao longo deste período, foram desenvolvidos projetos de consultoria e eventos como o I’Fashion, além de a empresa se filiar à Federação das Empresas Juniores do Estado de Santa Catarina (Fejesc). No começo de 2021, um edital de extensão do IFSC permitiu a expansão da empresa júnior para o Câmpus Jaraguá do Sul-Centro.

“Fiquei muito animada em fazer parte da iModa. Não sabia exatamente o que era, mas acabei indo no embalo e me inscrevendo no processo seletivo”, relata Marcela Lima, estudante do IFSC em Jaraguá. “Tenho expectativas altas, ainda mais que o ensino presencial está voltando. Mesmo que não tenhamos muito contato físico com o pessoal de Araranguá, mas aqueles que estarão ali próximos já demonstra que será bem empolgante. Não sei como vai ser, mas estou ansiosa!”, projeta.

Orientadora da iModa em Jaraguá do Sul, a professora Ariela Porto conta que o convite da professora Letícia Cúnico, do Câmpus Araranguá, para que estudantes de Jaraguá também fizessem parte da iModa surgiu como uma grande oportunidade, que foi analisada e discutida em conjunto pela área. A expectativa é que, com o retorno das atividades práticas no câmpus, os alunos aumentem ainda mais o interesse em participar. “Acredito que com mais um ou dois processos seletivos, e agora que temos dois estudantes do câmpus bem engajados na empresa júnior, com o retorno presencial das atividades, tanto servidores quanto estudantes irão entender e participar cada vez mais”, afirma. O projeto é orientado também pelos professores Ariela Porto, Jozimar Pelegrini e Aline Oliveira.

Uma das ações desenvolvidas, é o “hackathon corporativo”, em que estudantes da unidade curricular de Empreendedorismo, ministrada pela professora Letícia Cunico, refletem sobre problemas e desafios enfrentados pela iModa Jr, propondo soluções e as colocando em prática. O trabalho é orientado pela professora Ariela, em Jaraguá do Sul, e por Letícia, Jozimar Pelegrini e Aline Oliveira, professores de Araranguá.

A professora Letícia Cúnico destaca que participar de uma empresa júnior é uma oportunidade para que os estudantes desenvolvam não apenas as habilidades técnicas da profissão, mas exercitem capacidades que serão fundamentais na vida profissional.

“A empresa júnior proporciona aos estudantes não só as habilidades técnicas, mas também as softs skills, habilidades relacionadas ao trabalho em equipe, oratória, comunicação, como lidar com os clientes e solução de problemas. Outro ponto que sempre trazemos é a entrega de ótimos projetos, levando em consideração que a Empresa Júnior representa o IFSC, além da própria iModa. Além disso, os acadêmicos que estão na iModa possuem todo o apoio dos docentes para que façam um bom trabalho”, afirma.

Experiência que é atestada pela primeira presidente da iModa, Maiara Pavei. “A empresa me proporcionou experiências como vivência empresarial, responsabilidade com o cliente, aprender a conviver com outras pessoas”, diz Maiara, que deve sua atuação profissional à base proporciona pela empresa júnior. “Foi onde iniciei minha carreira comercial, atingimos várias metas, vendas e marcos. Hoje, trabalho com vendas e toda a minha base veio da semente da iModa”, conclui.

CÂMPUS ARARANGUÁ CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO EXTENSÃO

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.