O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Cinco cursos gratuitos no Câmpus Chapecó do IFSC: inscrições até 21 de fevereiro

ESTUDE NO IFSC Data de Publicação: 27 jan 2022 11:18 Data de Atualização: 27 jan 2022 11:34

Estão abertas as inscrições para os cursos do Câmpus Chapecó do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). São cinco opções de cursos, todos são gratuitos, não tem taxa de inscrição e nem mensalidade.

Os interessados devem se inscrever até 21 de fevereiro, pela internet, no Portal de Inscrições do IFSC. A seleção será por sorteio público. Todas as datas e regras estão disponíveis no Edital 16/2022/1.

No Câmpus Chapecó, as aulas para novos estudantes iniciam no dia 21 de março (saiba mais aqui). Em função da pandemia de Covid-19, o Câmpus Chapecó está na fase 4 (de um total de cinco fases) no retorno presencial, isso significa que 80% das atividades estão de forma presencial.

Cursos Câmpus Chapecó

- Técnico integrado em Informática (Ensino Médio Técnico) - 35 vagas (vespertino)
- Técnico subsequente em Segurança do Trabalho (pós-médio) – 40 vagas (noturno)
- Técnico subsequente em Mecânica (pós-médio) – 40 vagas (noturno)
- Técnico subsequente em Eletroeletrônica (pós-médio) – 25 vagas (noturno)
- Proeja Técnico em Eletromecânica integrado ao ensino médio (Ensino Médio com o técnico/Proeja) – 40 vagas (noturno)

Como se inscrever

As inscrições on-line devem ser feitas até 21 de fevereiro, pelo Portal de Inscrições.

Ao acessar o sistema, o interessado deve:

- selecionar a opção “Quero me inscrever”;
- escolher o município ou câmpus em que pretende estudar;
- selecionar o curso;
- preencher todos os dados solicitados;
- assinalar opção por ampla concorrência ou sistema de cotas;
- conferir todos os dados; e
- salvar o comprovante de inscrição.

Assista ao vídeo que explica o passo a passo da inscrição.


Sobre os cursos 

Os cursos técnicos integrados são voltados a quem já concluiu o ensino fundamental, ou comprovar a conclusão até a data da matrícula no IFSC. Neles, o estudante cursa o ensino médio e recebe a formação técnica no IFSC, com a mesma matrícula. 

Os cursos técnicos concomitantes permitem que o estudante curse o ensino médio regular em outra instituição, em qualquer série, e receba a formação técnica no IFSC. Também é necessário haver compatibilidade de horário entre as atividades do ensino médio na outra instituição e as do curso técnico no IFSC. 

Os cursos técnicos subsequentes são voltados a quem já concluiu o ensino médio, ou para quem comprovar a conclusão desse nível de ensino até a data da matrícula.  

Já os cursos Proeja/Técnico integrados ao ensino médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) são voltados a pessoas com mais de 18 anos que não concluíram o ensino médio na idade regular. Para ingressar, o interessado deve ter ensino fundamental completo e idade mínima de 18 anos até a data da matrícula. 

Cotas 

Metade das vagas ofertadas no Edital 16/2022/1 são reservadas a candidatos de baixa renda, provenientes de escolas públicas, com deficiência ou autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Para participar do processo seletivo pelo sistema de cotas, essa opção deve ser feita no momento da inscrição. 

Saiba mais sobre o sistema de cotas  

Processo seletivo, resultado e matrículas 

A seleção para todos os cursos do Edital 16/2022/1 será por sorteio público, realizado às 15h30 do dia 23 de fevereiro. A relação dos selecionados em primeira chamada será divulgada no dia 24 de fevereiro, a partir das 18h. 

As matrículas dos selecionados na primeira chamada deverão ser feitas de 3 a 8 de março, com o envio, pela internet, da documentação prevista no item 6.3.1 do edital. O link para a matrícula on-line de cada câmpus também está no edital, no item 6.3.1. 

Segunda chamada 

Caso não sejam preenchidas todas as vagas após as matrículas da primeira chamada, será realizada segunda chamada no dia 14 de março. Na segunda chamada, os candidatos serão convocados para matrícula seguindo a ordem do sorteio realizado em 23 de fevereiro e, portanto, não é necessário fazer nova inscrição. As matrículas de quem estiver na segunda chamada serão feitas nos dias 15 a 18 de março. 

Chamadão 

Também entre 15 e 18 de março, quem não foi convocado na segunda chamada pode manifestar interesse por vagas que eventualmente venham a sobrar no curso de sua escolha. Para isso, basta encaminhar a documentação de matrícula pelo link que consta no edital. Caso as vagas não sejam preenchidas com os nomes da segunda chamada, o Deing entrará em contato com os candidatos que tiverem manifestado interesse para confirmar a matrícula. 

Veja os cursos e vagas disponíveis em outras cidades 

São mais de 1.600 vagas em Chapecó, Florianópolis, Itajaí, Lages, São José, São Lourenço do Oeste e Tubarão. Veja aqui todas as opções.

 

ESTUDE NO IFSC CÂMPUS CHAPECÓ NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.