Alunos de Urupema realizam projeto de extensão em Florianópolis

CÂMPUS URUPEMA Data de Publicação: 13 jun 2013 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:17

Nesta quinta-feira (13), os alunos do 3º módulo do curso técnico concomitante de Fruticultura do Câmpus Urupema do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realizaram um projeto de extensão no Câmpus Florianópolis-Continente. Acompanhados pelos professores Estevan Munoz e Evelise Zerger, os quatro alunos prepararam doces e salgados de dois produtos centrais da região serrana do estado - maçã e pinhão - para aplicar uma pesquisa de mercado.

De acordo com o professor Estevan, a pesquisa está relacionada aos hábitos do consumidor para posterior ajuste ao comércio. “O grupo realizou experimentos agronômicos e agora está aplicando a pesquisa de mercado. O questionário é baseado na intenção de conhecer os hábitos de consumo das pessoas para a comercialização dos produtos”, conta o professor.

O questionário irá ajudar os alunos a compreender o perfil do consumidor de Florianópolis e contribuirá para traçar estratégias de comercialização mais adequadas e fortalecer essas duas atividades econômicas. A fruticultura tem participação direta na economia da região de Urupema, onde 66% da população atua em empresas da área ou propriedades rurais.

Segundo a aluna Cristina de Liz, a maioria dos entrevistados não conhece o processo  produtivo da maçã e do pinhão. “Com a pesquisa realizada até o momento, pude perceber que as pessoas não conhecem os processos de produção da maçã e de extrativismo do pinhão, mas o questionam. Entre os produtos apresentados, o interesse maior foi pelo pão. Todos queriam a receita”, revela Cristina.

CÂMPUS URUPEMA