Câmpus Urupema realiza Jornada Intermunicipal de Educação para o Desenvolvimento Local

CÂMPUS URUPEMA Data de Publicação: 25 ago 2013 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:20

O Câmpus Urupema realiza nesta segunda e terça, dia 26 e 27, a 1ª Jornada Intermunicipal de Educação para o Desenvolvimento Local. O evento ocorre no Clube 3 de Maio, em Urupema, e vai discutir territórios, identidades, sustentabilidade, trabalho e educação do campo.

A I Jornada Intermunicipal de Educação e Desenvolvimento Local é organizada pelo IFSC em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Urupema. É um evento de formação de professores que contará com a presença de cerca de 170 profissionais da educação que atuam na região serrana do estado. Os objetivos do evento são: integrar os pequenos municípios da Serra Catarinense que têm características rurais para refletir sobre seu território e a educação do campo, possibilitar a formação continuada em educação do campo para professores da Serra Catarinense e promover o debate sobre educação e desenvolvimento local nas cidades de pequeno porte.

“Não é possível pensar a educação desvinculada do entorno social, cultural e histórico local. Se queremos uma educação emancipadora, o primeiro passo é reconhecer o espaço onde se encontram os sujeitos das práticas sociais em que a escola está inserido. Por isso, esse evento busca refletir o território, o contexto rural e os significados que um câmpus do IFSC tem nesse espaço”, diz Luciane Bittencourt de Oliveira, coordenadora do evento.

O evento terá palestras e mesas temáticas. A professora Lucília Machado, do Centro Universitário UNA, de Minas Gerais, faz palestra sobre a educação profissional no contexto rural. Já os professores Antonio Munarim, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Geraldo Locks, da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), participam de mesa temática sobre educação do campo e territórios.

Confira abaixo a programação completa do evento.

26 de agosto
13h – Credenciamento
13h30 -  Abertura
14h – Palestra “A missão da educação profissional em contextos de campo”, com Lucília de Souza Machado (UNA/MG)