Aluna de Gestão de Turismo está em intercâmbio no Canadá

INTERNACIONAL Data de Publicação: 11 fev 2022 08:51 Data de Atualização: 15 fev 2022 08:46

Participar de um intercâmbio fora do Brasil sempre foi um sonho para Ana Laura Gonçalves. No ano passado, como aluna do Curso Superior em Gestão do Turismo do Câmpus Florianópolis-Continente, esta foi a sua meta de vida. Neste momento ela está enfrentando o rigoroso inverno do Canadá, estudando na Universidade de Quebec e ainda aprimorando o francês.

Neste post do blog dos intercambistas, ela conta como foi todo o processo para ser uma das selecionadas no Programa Futuros Líderes das Américas (PFLA) e conseguir chegar a tempo para o início das aulas em janeiro deste ano.

Ela é sincera ao afirmar que todo o processo para obter os documentos necessários não é simples, requer muita paciência e organização. "Tem muita burocracia, é estressante sim. Mas vale muito a pena. Se posso dar um conselho para quem se interessa em fazer um intercâmbio é organizar todos os documentos, conferir os prazos e não ter vergonha de perguntar."

Ana diz que entrou em vários grupos em redes sociais de brasileiros que estudam na Universidade de Quebec e que vivem na cidade onde ela iria morar - Trois-Rivières, para obter informações sobre moradia, visto e até sobre o clima por lá. "Cheguei com -20°C. As roupas que comprei no Brasil não suportam o frio daqui. Mas uma pessoa de um desses grupos me levou um casaco bem reforçado na minha chegada."

Apesar das dificuldades com todo processo legal e não ter conseguido uma bolsa para cobrir custos fora a universidade, ela afirma que insistiu no seu sonho por entender todos os benefícios que um tempo estudando no Canadá lhe traria. "Só o valor que não estou pagando pelo curso já é muito significativo.” afirma.

Ela conta que seis meses antes de viajar começou a trabalhar numa empresa - de intercâmbio - e conseguiu juntar uma quantia para garantir parte do que vai gastar por lá. O companheiro dela a acompanhou na viagem e obteve visto para trabalhar no Canadá.

"Avaliamos muito e percebemos que não podíamos perder essa oportunidade.Tem muita gente que vê só as dificuldades e nesse processo foi muito importante pessoas como a professora Fabiana (Calçada de Lamare Leite) que me dizia que já tinha dado tudo certo por ser selecionada. "

Ana Laura está cursando três disciplinas no Programa Lazer, Cultura e Turismo, além das aulas de francês.

Se você também se interessa em fazer um intercâmbio, está aberto até o dia 15 de fevereiro o edital do  Programa Futuros Líderes das Américas (PFLA). Clique aqui e saiba como participar do processo seletivo.

INTERNACIONAL NEWS