Aluna vence etapa municipal do 26º Concurso de Oratória nas Escolas

CÂMPUS SÃO MIGUEL DO OESTE Data de Publicação: 14 jun 2015 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 14:56

Janice Ferreira, aluna do Câmpus São Miguel do Oeste do Instituto Federal de Santa Catarina, conquistou o 1º lugar da etapa municipal do 26º Concurso de Oratória nas Escolas, realizado no dia 2 de junho. O objetivo do concurso é estimular a exposição de ideias e argumentos através da fala em público e a análise crítica do aluno sobre a sociedade. Nesta edição, os candidatos tiveram que dissertar sobre o papel dos cidadãos na comunidade. O concurso é promovido pela Junior Chamber International (JCI) e é realizado em todo o Brasil e em vários países onde a instituição atua.

O tema do concurso era “Minha cidade precisa de mim. Qual o meu papel?” e Janice precisou ler sobre ética e cidadania para entender melhor o assunto e escrever o texto para a sua apresentação. A aluna conta que se preparou bastante para o concurso e que controlou sua ansiedade participando de debates nas aulas de filosofia. “Primeiro, eu tentei me identificar com o texto que eu iria apresentar. Depois trabalhei a entonação de voz em cada palavra. Com os debates, fui aprimorando meus conhecimentos, de falar em público e de argumentar”. No texto, Janice citou o patriotismo local, fazendo uma reflexão sobre a colaboração dos moradores de cidade para que São Miguel do Oeste seja considerada uma das melhores cidades do país. Clique aqui para ler o texto da aluna apresentado no concurso.

Além dos debates promovidos pelo professor Fernando em sala de aula, as dicas de Marlon Amorim, coordenador do projeto de extensão “Falar sem Medo - Oratória na Escola” e o auxílio da aluna extensionista Vanderléia Predotti, das professoras Karoliny Correia e Ananda Kohn, da pedagoga Jacinta Amorim e da psicóloga Aline Pickler, foram importantes para a elaboração do texto e da argumentação. A parceria com estes profissionais e suas diferentes áreas de conhecimento contribuiu para o preparo da aluna, que cursa a segunda fase do curso técnico integrado em Agroindústria. Janice conta que o apoio da equipe do IFSC que estava na plateia ajudou a ter mais segurança na hora de falar em público. Todo esse apoio rendeu o troféu de Melhor Torcida para o grupo e o troféu de Melhor Aluno Orador, um tablet e uma bolsa para um curso de qualificação para Janice.

O IFSC realizou a etapa interna do concurso a partir do projeto de extensão “Falar sem Medo - Oratória na Escola”, financiado pelo Programa Institucional de Apoio a Projetos de Extensão do IFSC (Aproex 02/2015). Na etapa interna do Câmpus São Miguel do Oeste, Janice foi a escolhida entre os seis alunos candidatos para concorrer na etapa municipal, que contou com 12 instituições de ensino da cidade. Ela já havia participado do Concurso de Oratória nas Escolas quando ainda estava no ensino fundamental e ficou o terceiro lugar. Apesar de já ter participado do concurso, ela ficou surpresa por ter conquistado o primeiro lugar nesta edição. “Eu confesso que estava confiante, mas não imaginava que ficaria em primeiro. Foi muito bom ter ganhado o reconhecimento das pessoas e aquele 'parabéns' de todos”, diz.

CÂMPUS SÃO MIGUEL DO OESTE