O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

IFSC do Rau tem nova graduação em Engenharia Mecânica

ESTUDE NO IFSC Data de Publicação: 10 fev 2022 22:36 Data de Atualização: 11 fev 2022 11:34

No mês de março começarão as aulas do novo curso superior ofertado pelo IFSC Câmpus Jaraguá do Sul-Rau: o bacharelado em Engenharia Mecânica. Com cinco anos de duração, a nova graduação terá uma turma por ano com 40 vagas e a seleção dos integrantes da turma será por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A oferta do curso superior em Engenharia Mecânica é um desejo antigo do câmpus e vem para suprir uma demanda identificada há tempos na comunidade externa. “O bacharelado vem agregar o portfólio de cursos do IFSC do Rau e contribuir com o percurso formativo oferecido no câmpus, que já tem turmas regulares do curso técnico em Mecânica e do tecnólogo em Fabricação Mecânica”, conta o coordenador da nova graduação, Gil Chagas.

Enquanto os cursos técnicos, tecnólogos e de curta duração na área da mecânica preparam os estudantes para atuarem com qualidade em segmentos específicos do mercado, o bacharelado em Engenharia Mecânica tem o propósito de formar um profissional capaz de atuar em múltiplas áreas. “A engenharia permite uma formação mais ampla, inclusive para atuação em pesquisa e desenvolvimento no setor”, destaca o coordenador.

Um dos diferenciais do novo curso está no currículo que será vivenciado pelos futuros engenheiros mecânicos. Ainda na faculdade os estudantes serão estimulados a utilizarem seus conhecimentos para identificar e solucionar problemas da comunidade, o que deve ocorrer durante a realização de três projetos de extensão presentes na grade curricular. Também estão previstos um estágio obrigatório e o desenvolvimento de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Ao ingressarem nas turmas de Engenharia Mecânica, os estudantes terão ainda à disposição o acesso a professores com mestrado e doutorado e a laboratórios de diversas áreas, como Soldagem, CNC, Automação, Eletrônica, Eletrotécnica, Hidráulica e Pneumática, Metrologia, Materiais e Maquinas Operatrizes.

Para entrar no curso

Quem deseja iniciar a graduação em Engenharia Mecânica oferecida pelo IFSC do Rau precisa fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com o resultado do Enem em mãos, os candidatos precisarão participar do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), organizado pelo Ministério da Educação em datas específicas durante o ano. A próxima seleção do Sisu será de 15 a 18 de fevereiro.

Mais informações sobre o curso podem ser obtidas na página do curso (clique aqui para acessar). Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp (47) 3276-9606 ou pelo e-mail eng.mecanica.rau@ifsc.edu.br.

Live para conhecer o curso

Ainda com o objetivo de responder dúvidas da comunidade sobre o novo curso e mostrar os diferenciais previstos na formação em Engenharia Mecânica, o IFSC realizará, na próxima quarta-feira (16), às 18h, uma transmissão ao vivo nas mídias sociais do Instituto Federal com a participação do coordenador, professor Gil Chagas. Confira a transmissão no Youtube e no Facebook do IFSC de Jaraguá do Sul.

ESTUDE NO IFSC CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-RAU NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.