IFSC lança projeto Gaiola dos Livros Livres

CÂMPUS SÃO LOURENÇO DO OESTE Data de Publicação: 14 dez 2016 22:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:23

A partir dos próximos dias, os moradores de São Lourenço do Oeste irão contar com uma novidade nas ruas do município: o projeto Gaiola dos Livros Livres. O lançamento será neste domingo (18), às 17h, na Praça da Bandeira.

A parceria do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e do Instituto Cultural vai instalar caixinhas em pontos estratégicos da cidade para que quem passar pelos espaços possa ler, pegar emprestado e depois devolver os livros. Tudo de forma gratuita.

Para participar é só passar em um desses três pontos: Ceim Mundo Colorido (Rua João Beux Sobrinho, 305); o Instituto Cultural (Via Parque, S/N, Pavimento Superior) e a Praça da Bandeira, no Centro. Além de pegar emprestado, a comunidade também pode doar livros de literatura nacional, de poesia, de crônicas, entre outros nesta linha.

A ideia nasceu no IFSC como um projeto de extensão e envolve servidores, alunos e comunidade. A intenção é atingir em torno de 10 mil moradores nos próximos meses.

“A proposta é levar a literatura nacional contemporânea para a população lourenciana. São leituras fáceis, rápidas e atrativas. Espero que a população participe, não somente na leitura mas também zelando pelas obras e pelas gaiolas. A continuidade do projeto depende de cada um de nós", destaca o professor do IFSC e representante do projeto, Gabriel Ferrari.

O projeto ainda conta com o auxílio dos demais professores e técnicos-administrativos do Câmpus São Lourenço do Oeste e também envolveu seis alunos bolsistas e cerca de 10 alunos voluntários, que auxiliam na divulgação.

“É muito bom pensar que em poucos atos a gente consegue mudar o hábito das pessoas, trazer conhecimento, e além do mais, de forma gratuita. E é legal pelo fato de SLO ser uma cidade um tanto quanto pequena e ter essa oportunidade de bibliotecas públicas. O projeto já enriqueceu a cidade com certeza”, destaca Tamara Castagnera, bolsista e aluna do curso Técnico em Vendas.

Por Comunicação Câmpus São Lourenço do Oeste

CÂMPUS SÃO LOURENÇO DO OESTE