O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Alunos do IFSC são premiados em evento de inovação

CÂMPUS TUBARÃO Data de Publicação: 04 mai 2017 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:28


O desafio era transformar uma ideia em um negócio no intervalo de 54 horas. Evento global de inovação e empreendedorismo, o Startup Weekend aconteceu pela primeira vez em Tubarão e reuniu mais de 90 participantes nas instalações da Unisul. Das 34 ideias inicialmente apresentadas, dez foram desenvolvidas pelas equipes formadas no começo do evento. Alunos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) integraram as equipes premiadas – incluindo a vencedora.

O Startup Weekend já foi realizado em mais de 1,2 mil cidades. Em Tubarão, ele nasceu a partir do comitê de implantação do Centro de Inovação do município, do qual o IFSC faz parte. Além de atuar na organização e na execução do evento, o IFSC estimulou seus alunos dos cursos técnico em Informática e superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas a participarem com suas ideias de negócio, a fim de estimular o potencial criativo dos estudantes e a criação de futuros negócios.

Tudo começou na sexta-feira (28) à noite, com a apresentação individual das ideias. Dez equipes se formaram em torno das ideias mais viáveis e criativas. Os participantes tinham até domingo para desenvolver a ideia, um plano de negócios e um produto mínimo viável (MVP). Profissionais com experiência no mercado atuaram durante o fim de semana na orientação das equipes e, no domingo, um corpo de jurados qualificado escolheu as melhores ideias.

O projeto vencedor foi o MaromBóia, aplicativo que conecta produtores de alimentos orgânicos com o público frequentador de academias. Estudante do curso técnico em Informática e do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Câmpus Tubarão do IFSC, Luís Felipe Mattos, 18 anos, integrou a equipe vencedora e atuou principalmente na parte de programação do site e do aplicativo, que no sábado já estava no ar realizando as primeiras vendas.

“Foi um final de semana inesquecível”, resume Luís Felipe. “Mudou muito minha visão sobre negócios e empreendedorismo. Além disso, pudemos fazer contatos com inúmeras pessoas. O networking foi muito importante”, relata o estudante.

Também aluno de Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Câmpus Tubarão, Willian Pereira de Souza, 17 anos, atuou na formatação do modelo de negócios. “no IFSC, temos uma matéria que se chama Teoria Geral da Administração. Com ela, aprendemos como funciona uma empresa como um todo. Através dessa matéria, pude entender como funciona uma empresa e aplicar isso no evento”, diz Willian.

Uma das premiações à equipe vencedora é uma imersão de seis meses na incubadora da Unisul. Para Luís Felipe, é a chance de colocar em prática a ideia desenvolvida durante o Startup Weekend. “Nossa ideia é transformar em um negócio. Acredito que vai dar certo sim”, diz, otimista.

Estudantes do IFSC Câmpus Tubarão também fizeram parte da equipe que levou a Menção Honrosa como prêmio pela dedicação e união dos participantes. A ideia desenvolvida foi a de uma plataforma on line para intermediação entre funcionários e pequenas empresas. “Uma startup ou uma outra empresa se cadastra em nosso site, diz a vaga que possui e a gente busca o funcionário ideal. Não é só uma ficha técnica, buscamos o perfil dos valores que a pessoa tem. Esse é o nosso diferencial”, conta Ingrid Camillo, 17 anos, aluna do curso técnico em Informática do Câmpus Tubarão, que integrou a equipe ao lado dos colegas Danilo Paes Ribeiro e Rebeca Guedes. “Foi um fim de semana insano. As melhores 54 horas da minha vida”, diz Ingrid. “Estamos conversando sério sobre transformar a ideia em um negócio. Talvez saia uma nova startup aí”, comemora.

A edição de Tubarão teve como patrocinadores o Sebrae/SC, Unisul, IFSC, Sofplan, Pipz Automation, Scaliot, Darwin Starter, Foresee, Pague Veloz, Lure Digital, Senac, Senai, Lenke, Hotel Sandrini, Trier Sistemas, e MY Coffee Shop.

“O Startup Weekend é a semente da cultura da inovação sendo plantada e dará muitos frutos em Tubarão e na região da Amurel”, explica Leandro Medeiros Elias, representantes do IFSC no comitê de implantação do Comitê de Inovação ao lado de Gabriela Tiscoski. “Atingimos o objetivo de todas as formas. O IFSC Câmpus Tubarão se fez presente na organização e na execução do evento. Além disso, nossos alunos foram envolvidos com a atmosfera inovação que pode gerar emprego, renda, empresas de inovação, etc”, conclui o servidor do IFSC.

Por Daniel Cassol | Jornalista IFSC

CÂMPUS TUBARÃO

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.