INSTITUCIONAL Data de Publicação: 08 mar 2022 17:43 Data de Atualização: 09 mar 2022 12:27
Desenvolvido como prática de ensino no curso superior de tecnologia em Gestão Hospitalar do Câmpus Joinville, o projeto “O SUS além das postagens nas redes sociais” é um dos vencedores do Prêmio Akademos de Educação, realizado pela Associação Empresarial de Joinville (Acij) e organizado pelo Núcleo de Tecnologia e Inovação, com o apoio do Núcleo de Educação. A premiação aconteceu na noite desta segunda-feira (7), na sede da Acij.
O trabalho inscrito pelas professoras Andrea Heidemann e Caroline Orlandi Brilinger ficou em terceiro lugar na categoria Ensino Superior (graduação). Em sua segunda edição, o concurso recebeu 94 inscrições de práticas implementadas no ano passado e selecionou 21 projetos em sete categorias, da educação infantil à pós-graduação.
“O Prêmio Akademos é importante para dar visibilidade aos professores que fazem a diferença na educação, com metodologias inovadoras que permitem ao estudante criticidade e uma visão para o futuro”, enaltece a representante do Câmpus Joinville nos núcleos da Acij e na comissão organizadora do concurso, Joanara Rozane da Fontoura Winters, professora de Enfermagem no IFSC.
Conheça o projeto
O trabalho “O SUS além das postagens nas redes sociais” foi desenvolvido pelas professoras Andrea e Caroline para sistematizar as discussões das disciplinas de Políticas Públicas de Saúde e Ambientes de Saúde. O objetivo foi construir um processo de aprendizagem por meio da organização de uma coletânea de registros dos conteúdos discutidos nas unidades, de forma crítica e reflexiva.
Conforme as professoras Andrea e Caroline, “o projeto surgiu em meio às necessidades de adaptação dos alunos e professores às aulas não presenciais em decorrência da pandemia do Covid-19 e da produção de debates e conhecimentos em um contexto adverso, em que a saúde estava no centro das atenções do planeta e as informações nem sempre chegavam de maneira correta, principalmente, pelas redes sociais”.
A partir de temas como história da saúde pública e dos ambientes de saúde, redes temáticas de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), financiamento e gestão do SUS e controle social do sistema, os alunos do 1º e 2º módulos registravam suas sínteses, percepções e avaliações em portfólios acadêmicos, digitais ou físicos.
“O portfólio para o registro desse processo de aprendizagem em um contexto de pandemia, em que as aulas ocorreram de maneira não presencial, pode ser avaliada como uma ferramenta positiva, pois garantiu a leitura, a sistematização dos conteúdos, a criticidade e o efetivo registro do conhecimento. O exercício da criatividade em meio à pandemia também pôde colaborar para a saúde mental dos alunos, que, em meio às adversidades, puderam se expressar da maneira que consideraram viável”, avaliam as professoras de Gestão Hospitalar.
Veja o vídeo de apresentação do projeto:
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