O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmpus Jaraguá do Sul-Centro forma primeira turma do curso técnico em Beneficiamento Têxtil

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO Data de Publicação: 05 abr 2018 15:46 Data de Atualização: 05 abr 2018 15:59

Dez estudantes formaram, em março, a primeira turma a concluir o curso técnico em Beneficiamento Têxtil, oferecido pelo Câmpus Jaraguá do Sul-Centro do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Após dois anos de estudo, os novos técnicos agora estão certificados para atuar nas diversas etapas que compõem o beneficiamento têxtil, desde o planejamento da produção e a preparação dos materiais têxteis até a tinturaria, a estamparia, o acabamento e o controle de qualidade e de custos. O evento ocorreu no auditório do câmpus, junto com a formatura do curso técnico em Malharia.

A primeira turma foi composta por diversos perfis de alunos, mas essencialmente por pessoas que levaram o estudo e o trabalho em paralelo. Esse foi o caso, por exemplo, de Marizani Fonseca, que atuava no setor de produção da Malhas Menegotti e viu no curso técnico a oportunidade para melhorar na carreira. “Eu conversei lá dentro e tinha uma vaga na área de qualidade que eu poderia ocupar, mas pra isso precisava ser técnica. Além de me fazer entender todo o processo de produção, o curso do IFSC também permitiu que eu tivesse essa promoção na empresa”, conta.

Outro estudante que também teve sua vida modificada pelo curso foi Marcos Paulo Buzzi, que agora pensa em empreender a partir dos conhecimentos que obteve no Instituto. “Vou levar comigo muitas amizades e também o conhecimento que adquiri durante a formação, em especial na área de Química, que me ajudará no projeto que tenho para uma empresa”, destaca.

Segundo o coordenador do curso e paraninfo da turma, Edilson Tarachucky, a primeira turma a concluir o percurso formativo da área de beneficiamento superou obstáculos que são naturais de implantação de um novo curso e, também, desafios que foram próprios dessa turma. “Posso destacar a questão de infraestrutura física e equipamentos, que precisou ser resolvida a cada semestre com o curso em andamento, e também o perfil bastante eclético do grupo de estudantes, o que demandou aulas preparadas para atender tanto alunos com experiência e conhecimento prévio do assunto quanto quem estava no curso em busca de uma nova área de atuação profissional”, aponta.

Primeira e antepenúltima formatura

Apesar de ser um curso novo, uma divergência entre o projeto do curso e aquilo que consta no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação (MEC) faz com que, desde o último semestre, não tenham ingressado novas turmas para o curso técnico em Beneficiamento Têxtil. “As outras duas turmas que estão cursando vão conseguir terminar seus estudos, mas a seleção de novos alunos foi suspensa até que o câmpus faça as adequações necessárias”, resume Tarachucky.

As adequações envolvem a remodelagem de dois cursos técnicos com turmas vigentes no Câmpus Jaraguá do Sul-Centro (técnico em Malharia e técnico em Beneficiamento Têxtil) para um único curso, o Técnico em Têxtil, conforme o catálogo do MEC. Dessa maneira, a formação dos novos técnicos em Têxtil será mais generalista e envolverá mais etapas do processo de produção das indústrias têxteis.

Conheça os formados em Beneficiamento Têxtil e os homenageados da turma:

Nome de Turma: Virginea Aparecida de Lorena

Paraninfo: Edilson Bories Tarachucky

Formandos: Aercio Antonio Levandowski, Aloisio Petry, Geraldo Burger, Guilherme Augusto Dechamps Zanette, Jaime Bairros Ribeiro, Juliana Carvalho Branco, Marcos Paulo Buzzi, Marizani Fonseca, Mateus Silva Rodrigues e Talisson Leal de Paula.

Clique aqui e confira as fotos da formatura realizada no auditório do câmpus no dia 23 de março.

 

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO ENSINO TÉCNICO SUBSEQUENTE CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-RAU

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.