O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Encontro reuniu professores e estudantes de Licenciatura no Câmpus Araranguá

CÂMPUS ARARANGUÁ Data de Publicação: 03 mai 2018 15:44 Data de Atualização: 04 mai 2018 07:45

Com a participação de aproximadamente 300 estudantes e professores de sete instituições de ensino do Estado, o Câmpus Araranguá realizou entre os dias 26 e 27 de abril a primeira edição do Encontro Catarinense das Licenciaturas das Ciências da Natureza e da Matemática (Eclic). Durante dois dias, minicursos, palestras e apresentação de trabalhos acadêmicos contribuíram para a socialização de experiências e colaboração entre cursos de Licenciatura. 

O evento foi organizado pelo curso de Licenciatura em Física do Câmpus Araranguá. Participaram do Eclic estudantes e professores dos câmpus Sombrio, Concórdia e Rio do Sul do Instituto Federal Catarinense (IFC) e dos câmpus Criciúma, São José, Jaraguá do Sul e Araranguá do IFSC. Foram realizados cinco minicursos e apresentados seis pôsteres e 12 comunicações orais. 

“O auditório esteve praticamente lotado durante as palestras, os minicursos foram bastante elogiados e tiveram uma boa procura. Os trabalhos apresentados também eram muito bons. Assim, consideramos que os objetivos foram alcançados”, afirma o professor de Física do Câmpus Araranguá, Bruno Leal dias.

O encontro foi aberto oficialmente na noite de quinta (26), com a mesa redonda “Mulheres na Ciência: desafios e contexto”, com as pesquisadoras do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Marcia Barbosa e Daniela Pavani, e a doutoranda da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Helen Clemes. Também professor de Física da UFRGS, Fernando Lang proferiu duas palestras: “Física Instigante nas postagens do Pergunte ao CREF” e “Sobre a forma da Terra”. 

O IFSC possui atualmente quatro cursos de Licenciatura: dois de Física, nos câmpus Jaraguá do Sul e Araranguá, e dois de Química, nos câmpus Criciúma e São José. Em Santa Catarina, a rede federal também conta com cursos de Licenciatura ofertados por UFSC, IFC e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). 

Um dos objetivos do encontro foi estimular a colaboração entre os cursos, além de qualificar a formação dos futuros docentes formados pelos cursos de Licenciatura. O professor de Física do Câmpus Araranguá, Lucas Telichevesky ressalta a importância do evento para a consolidação das Licenciaturas

Para os estudantes, o encontro foi uma oportunidade para conhecer a realidade de outros cursos e conhecer colegas de outras instituições. Aluna do curso de Licenciatura em Física do Câmpus Rio do Sul do IFC, Bruna Tholl participou do minicurso sobre Ensino de Ciências e Fotografia, objeto de um trabalho que ela mesma desenvolve em seu curso. “Acho importante conhecer outros currículos. É uma forma de conhecer o nosso campo e manter contato para que a gente não fique só dentro de uma caixa fechada. Além disso, é importante fazer contato com professores que são referência na área, e que em encontros como esse estão sempre abertos a conversar”, afirma. 

CÂMPUS ARARANGUÁ EVENTOS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.