IFSC participa de Seminário Internacional de Turismo Gastronômico

PESQUISA Data de Publicação: 30 mar 2022 13:13 Data de Atualização: 30 mar 2022 13:22

Como a educação e a pesquisa mudaram a perspectiva sobre a gastronomia e suas interfaces com o turismo foi o tema de um painel do I Seminário Internacional de Turismo Gastronômico que aconteceu esta semana em Paraty (RJ) e do qual participou a professora do Câmpus Florianópolis-Continente, Fabiana Mortimer Amaral.

Neste link é possível acompanhar as apresentações, que foram gravadas e estão disponíveis no canal do IF Brasília no Youtube.

Fabiana mostrou as pesquisas desenvolvidas no IFSC e como elas possibilitam que os alunos de cursos técnicos ou superiores tenham conhecimento sobre as possibilidades da biodiversidade brasileira, como as frutas nativas. "É importante que eles saiam com esta formação, para que ingressem no mundo do trabalho com a perspectiva da aquisição de insumos brasileiros, da valorização de pequenos produtores, da diversificação do gosto e da proposta de oferecer para o turista algo representativo do nosso país, tanto em questão de técnicas gastronômicas como insumos", detalha.

Neste mesmo painel participaram os pesquisadores Idoia Calleja, diretora de Cursos e Mestrados da Faculdade de Ciências Gastronômicas do Basque Culinary Center (BCC), na região basca da Espanha, e Alexandre Souza Guedes, Vice-diretor da licenciatura em Turismo da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Portugal.

O evento discutiu as principais tendências do turismo gastronômico no mundo, como as cidades criativas, que identificaram a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável. Florianópolis é uma das dez cidades brasileiras que fazem parte da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco, sendo que se destaca na gastronomia, por isso é chamada de Cidade Unesco da Gastronomia.

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE PESQUISA NEWS