O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Inscrições para Desafio IFSC Ideias Inovadoras encerram nesta terça-feira

INOVAÇÃO Data de Publicação: 19 jun 2018 12:41 Data de Atualização: 19 jun 2018 13:05

Hoje, 19 de junho, é a data limite para que alunos de cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação regularmente matriculados participem do Desafio IFSC de Ideias Inovadoras 2018. Em sua terceira edição, a competição vai premiar com R$ 15 mil a equipe que desenvolver o melhor projeto inovador. As inscrições devem ser feitas por meio do formulário eletrônico disponível na página do Desafio IFSC 2018.

A iniciativa é uma promoção do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi) e visa, principalmente, promover a formação de profissionais mais criativos, inovadores, com visão empreendedora e que contribuam para o desenvolvimento tecnológico, econômico e social do país. Complementar a formação teórica e técnica dos alunos, estimulando a realização de atividades de pesquisa aplicada e o desenvolvimento de competências empreendedoras também é objetivo do Desafio.

Exemplos

A vontade de sempre querer mais, de ir além e de abrir o próprio negócio. Essa foi a justificativa que uniu um grupo de alunos de Engenharia Mecatrônica, do Câmpus Florianópolis, para arregaçar as mangas, constituírem a 6S_Mecatrônica, desenvolverem a Drill Vision, e serem um dos vencedores da edição 2017 do Desafio IFSC de Ideias Inovadoras.

A Drill Vision é um equipamento modular constituído por uma fonte laser de Diodo de baixa potência (1 Watt) que faz processos de manufatura, como por exemplo marcação e gravação em diversos tipos de materiais, principalmente em MDF e polímeros. Ela captura imagens, quando conectadas a notebook ou desktop, que tenha instalado o software, também desenvolvido pelo grupo, para gravação e para o tratamento dessa imagem. 

Com a Drill Vison, a 6S_Mecatrônica tem como proposta oferecer a produção de itens personalizados, customização de itens já existentes, de forma fácil, rápida e segura. “Queremos atuar com o aluguel consignado da máquina para papelarias, eventos, e afins. “O Desafio dá oportunidade dos alunos saírem do clássico, que é estudar para trabalhar para alguém, e começarem a trabalhar pra si mesmos”, destaca Wayne. 

Para saber mais sobre essa Ideia Inovadora, acesse https://bit.ly/2t9HUkJ

Desenvolvido pelos alunos Alexsandro Gehlen e Bárbara Coelho, do curso de Engenharia Eletrônica do Câmpus Florianópolis em parceria com outros dois estudantes da UFSC, o Aquicontrol foi o campeão do Desafio IFSC de Ideias Inovadoras em 2017. 

O projeto prevê a instalação de um sistema automatizado nos tanques de piscicultura para controle de parâmetros essenciais para o desenvolvimento dos peixes, como oxigênio, temperatura e PH da água, por exemplo. Sensores instalados nos tanques farão a coleta de dados e um programa específico fará a análise das informações e atuará no sistema toda vez que os parâmetros se diferenciarem dos padrões estabelecidos. No caso da redução do oxigênio, por exemplo, o controle aciona o aerador automaticamente. Além de reduzir o tempo de serviço do piscicultor, o projeto também vai ajudar a diminuir os custos de produção e aumentar a produtividade.

Segundo Gehlen, a premiação do Ideias Inovadoras foi fundamental para a estruturação da proposta. “O apoio do IFSC por meio do Desafio IFSC de Ideias Inovadoras nos proporcionou além de estímulo, também os recursos financeiros necessários para dar continuidade ao projeto”.

O Aquicontrol foi um dos projetos selecionados para o recebimento de subvenção financeira pelo Programa Sinapse da Inovação da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi) receberá um aporte financeiro no valor R$ 60 mil para o desenvolvimento de seu produto. O programa Sinapse da Inovação acolheu nesta edição as inscrições de mais de 1.700 ideias, sendo contempladas apenas as 100 propostas mais inovadoras, dentre elas o Aquicontrol. Para mais informações sobre essa Ideia Inovadora, acesse https://bit.ly/2K5JDAU.   

Para obter mais informações sobre o  Desafio IFSC de Ideias Inovadoras 2018, basta acessar o regulamento disponível na página da competição, onde também estão os demais documentos necessários para a participação.
 

INOVAÇÃO

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.