Pular para o conteúdo

Notícias

Retorno 100% presencial do IFSC: cuidados para você ter em mente

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 06 abr 2022 10:08 Data de Atualização: 02 mai 2022 11:20

Depois de mais de dois anos de pandemia de Covid-19, é muito bom ver a retomada às atividades de forma 100% presencial em quase todos os nossos câmpus que avançaram para a fase 5 da nossa Política de Segurança Sanitária. Os que ainda não voltaram completamente já estão na fase 4 com pelo menos 80% da comunidade acadêmica presente nos câmpus e, em breve, já devem estar com 100% presencial também.

-> Verifique aqui a situação de cada câmpus

Estamos muito felizes com este retorno, possível graças ao avanço da vacinação contra a Covid-19 no nosso Estado. #vivaaciência #vacinasim 💉

Imagem de pinguins andando todos juntos na mesma direção

Mas, embora podermos nos ver fisicamente novamente nos dê a sensação de que estamos voltando à normalidade, precisamos ainda lembrar que a pandemia não acabou e que, por isso mesmo, alguns cuidados ainda são necessários para que possamos minimizar os riscos de contaminação do coronavírus e não precisarmos voltar atrás nesta retomada. 👀

No post de hoje, vamos destacar os cuidados que nossos alunos devem ter em mente neste retorno presencial com base na nossa Política de Segurança Sanitária, a PSS, e nas orientações do nosso Comitê Técnico-Científico, o CTC, que foi o responsável pela elaboração da PSS do IFSC.

Venha com a gente de volta para a #tonoifsc depois de tanta #ifscemcasa! 💚

Por que ainda precisamos seguir protocolos de segurança?

Ninguém mais aguenta, mas infelizmente a pandemia ainda não acabou. A equipe do nosso CTC destaca que, apesar de os casos e mortes por Covid-19 estarem decrescendo em vários países, a Organização Mundial da Saúde afirma que a crise não terminará em nenhum lugar até que termine em todos. O vírus ainda está em circulação. 😫🦠 #xôcovid

Mesmo com os avanços da cobertura vacinal,  ainda existe o perigo do desenvolvimento de novas variantes mais resistentes às vacinas. Pesquisas indicam que a alta proteção contra casos graves de Covid-19 conferida pelas vacinas ocorre somente com esquema vacinal completo. No entanto, só no Brasil, milhões de pessoas ainda não tomaram a dose de reforço. (Aliás, se você conhece alguém que ainda não tomou, já dá aquela buzinada no ouvido 🗣️😉)

-> Qual a importância da dose de reforço da vacina? Entenda no post do IFSC Verifica.

Quanto mais variantes circularem, maior o risco de mais pessoas se infectarem, dos não vacinados terem quadros graves e de novas ondas de infecções surgirem – diminuindo ainda mais a chance de a pandemia acabar. 😰

Imagem da personagem Alice chorando

Por isso, protocolos de segurança como o uso de máscaras, o distanciamento entre as pessoas tanto quanto possível, a ventilação nos ambientes, a higienização constante das mãos e o monitoramento e a testagem quando há suspeita de Covid-19 ainda são fundamentais. 

-> Cinco motivos que comprovam que a pandemia de Covid-19 ainda não acabou: leitura indicada pelo nosso CTC

Vacinação

💉 ATUALIZAÇÃO: Em 27 de abril foram atualizadas as regras para comprovação da vacinação pelos estudantes. A comprovação permanece obrigatória, salvo em casos de contraindicação médica. 

Os documentos aceitos para a comprovação são carteira de vacinação digital da plataforma Conecte SUS ou comprovante/cartão/caderneta impresso em papel timbrado, emitido no momento da vacinação por instituição governamental brasileira ou estrangeira. A comprovação deve incluir o esquema vacinal completo (duas doses ou dose única, a depender do fabricante da vacina). O passaporte vacinal com esquema incompleto somente será aceito nos casos em que o calendário de vacinação do município ainda não tenha disponibilizado duas doses para a faixa etária, ou se a primeira dose tiver sido aplicada há menos de 60 dias. 

Estudantes que não tenham se vacinado por recomendação médica deverão apresentar atestado com justificativa. Nesses casos, os alunos poderão permanecer prioritariamente realizando as atividades escolares em exercício domiciliar, podendo a seu critério retornar às atividades presenciais mediante assinatura de termo de ciência de riscos. Menores de 18 anos nessas condições e que queiram voltar presencialmente deverão apresentar a ciência dos pais ou responsáveis.

Segundo o nosso CTC, até o momento, as vacinas contra a Covid-19 são recomendadas a todas as pessoas a partir de 5 anos. A Sociedade Brasileira de Imunizações esclarece que, em relação às vacinas atualmente disponíveis, somente pessoas que tiveram reação alérgica grave após tomar a primeira dose ou a qualquer componente da fórmula teriam contra-indicação. Especificamente, a vacina AstraZeneca é contraindicada para pessoas que sofreram trombose venosa e/ou arterial importante em combinação com trombocitopenia após a primeira dose. Esta vacina também é contraindicada para gestantes, puérperas e pessoas com histórico de síndrome de extravasamento capilar. Pessoas que têm dúvida sobre sua condição para a vacinação em função de seu histórico de saúde e por já terem tido reações alérgicas a outras vacinas devem procurar orientação médica. 

Alunos não vacinados que precisem por qualquer motivo acessar as dependências do IFSC não terão o acesso aos câmpus impedido, mas serão submetidos às normas do Regulamento Didático-Pedagógico e dos regulamentos locais.

-> Leia aqui as normas detalhadas para comprovação de vacinação pelos estudantes do IFSC

Sai pra lá, fake news!

É muito triste para nós, que somos uma instituição que faz e acredita na Ciência, ver um movimento para descredibilizar estudos científicos sérios e que acabam deixando algumas pessoas em dúvida sobre a segurança da vacina. 😢 Por isso, reforçamos a importância de se buscar informação de qualidade e confiável! Se você ainda tem dúvida sobre a vacina, leia este post publicado no IFSC Verifica.

-> Aprenda a identificar uma desinformação para não passar mentira para frente neste post do Blog do IFSC

Uso de máscara

O Conselho Superior do IFSC tornou o uso da máscara apenas uma recomendação. Para que a regra passe a valer localmente, cada câmpus deve atualizar seu Plano de Contingência. Saiba mais clicando aqui.

Se você está com sintomas respiratórios, respeito os demais e siga utilizando a máscara. O IFSC fornece máscara para quem não tiver. Informe-se no seu câmpus onde você pode retirar a máscara de proteção se for o caso. 

E já que estamos falando de máscara, mesmo dois anos depois de incorporarmos este acessório à nossa rotina diária, é importante lembrar: a máscara só funciona se usada de forma correta, cobrindo o nariz e a boca. Se possível, o indicado é usar máscaras com maior proteção, como as cirúrgicas e as PFF2.

-> Por que usar máscaras PFF2? Leia no post do IFSC Verifica.

O que muda com a fase 5

Na fase 5, todos os alunos já podem ir presencialmente aos câmpus - mesmo aqueles que, até a fase 4, eram considerados em condições de risco. Outra mudança é a manutenção ou não do distanciamento mínimo de 1 metro de segurança entre os indivíduos, especialmente em salas de aula e laboratórios que estava prevista na PSS. Uma resolução ad referendum do nosso Conselho Superior, o Consup, aprovou na semana passada o relatório do CTC que permite que o colegiado de cada câmpus avalie e decida como proceder de acordo com a realidade local. Por isso, pode ser que no seu câmpus já não seja mais necessário o distanciamento nos espaços de aulas.

-> Veja como está o funcionamento das bibliotecas do IFSC

Cuidados neste retorno

Imaginamos que a saudade de estar com a galera da turma é grande, mas evite aglomerações, especialmente em lugares fechados. Permanecer em ambientes ventilados ainda é a melhor forma de não ter contato com o vírus. Aliás, observe se a porta e as janelas das salas estão abertas, o que é sempre mais indicado.  

Leve sua própria garrafinha de água de casa para enchê-la no bebedouro e não a compartilhe com os amigos. Evite ainda ter um contato muito próximo com outras pessoas na hora do lanche e demais refeições, quando é preciso retirar a máscara. 

Temos álcool espalhados nos câmpus para que você higienize constantemente suas mãos.

-> Precisa de ajuda? Procure a Coordenadoria Pedagógica do seu câmpus. 

Estou com suspeita de Covid ou testei positivo. O que fazer?

Cada câmpus do IFSC possui seu Plano de Contingência, o Plancon, feito a partir da Política de Segurança Sanitária do IFSC. No Plancon do seu câmpus, você irá encontrar a indicação de servidores/setores com quem deve falar em caso de suspeita ou confirmação de Covid-19. 

-> Acesse o Plancon do seu câmpus

Fique em alerta

Com o avanço da vacinação, felizmente, a maioria dos casos de Covid estão causando sintomas leves. Por isso mesmo, é muito comum confundi-los com um simples resfriado ou achar que o mal-estar pode ter sido causado apenas pelo ar-condicionado. Até pode ser que não seja Covid-19, mas, em tempos de pandemia, não dá para bobear. Na dúvida, realize um teste rápido ou laboratorial. Informe-se na prefeitura do seu município como estão funcionando os testes e o atendimento de casos suspeitos.

A equipe do nosso CTC chama a atenção para os sintomas respiratórios considerados motivo de alerta: tosse, febre, fadiga, congestão nasal, coriza, dor de garganta, dor de cabeça, perda do olfato e paladar, diarreia, cansaço ou dificuldade para respirar. Na presença de um ou mais desses sintomas, a realização de testes é recomendada, especialmente quando houver contato com caso sintomático ou confirmado.

Testei positivo. Vou perder o conteúdo das aulas?

Conforme nossa PSS, nos casos de aluno com sintoma de Covid-19 ou positivado para a doença, diante do atestado médico de isolamento social, o estudante tem direito à reposição de conteúdos por meio de atividades não-presenciais (ANP) ou outras estratégias pedagógicas possíveis. Em caso de confirmação de Covid-19, o estudante deve ser afastado do IFSC por 10 dias a contar do início dos sintomas ou da coleta do teste por método molecular (RT-PCR ou RT-LAMP) ou do teste de antígeno.

Cada câmpus tem autonomia para fazer a organização pedagógica do conteúdo nesses casos. Seu professor pode, por exemplo, organizar a prova e conteúdos de forma remota ou agendar nova data para a avaliação, se for o caso. 

O importante é que você apresente o atestado médico ao coordenador do seu curso para que a turma seja observada, se for o caso, e você receba as orientações sobre como o conteúdo de aula será dado ou reposto neste seu período de isolamento. 

Estou com dúvidas sobre os protocolos de segurança do IFSC

Se você tiver qualquer dúvida sobre os nossos protocolos de segurança ou até mesmo se você achar que algum não está sendo seguido como deveria, leia o Plano de Contingência do seu câmpus e entre em contato com a Comissão Local de Contingência do seu câmpus, responsável pela elaboração e atualização do Plancon, pela orientação ao colegiado para acionamento de fases e também por garantir o cumprimento das regras em cada câmpus.

-> Veja aqui o e-mail da comissão do seu câmpus
-> Acesse a página do IFSC relacionada à Covid-19 

Juntos novamente

Como falamos lá em cima, apesar de toda a felicidade pelo retorno dos nossos alunos aos câmpus, não podemos baixar a guarda completamente nos cuidados em relação à pandemia, até para que possamos continuar assim juntinhos.

 

Lembre-se de que você é responsável não só por preservar a sua saúde como também pelo cuidado coletivo dos seus colegas, professores e demais servidores do IFSC e funcionários terceirizados. 

Não sei você, mas nós não queremos mais ficar longe… Portanto, contamos com a sua ajuda para mantermos os cuidados até quando forem necessários e minimizarmos nossos riscos de contaminação. 💚❤️

📷 E agora que você está de volta ao IFSC, fique à vontade para compartilhar seus bons momentos no câmpus publicando foto no seu Instagram com a #tonoifsc ou marcando o @ifsc

-> E se não leu ainda, confira o post que fizemos aqui no Blog do IFSC com dicas para iniciar 2022 com tudo no IFSC

Gostou deste post? Deixe um comentário ali embaixo. 

Cadastre-se para receber nossos posts

Se você quiser receber nossos posts por e-mail sempre que publicarmos, deixe seu e-mail no nosso cadastro. Para ver tudo o que já publicamos no Blog do IFSC, clique aqui.

 
BLOG DO IFSC BLOG DO IFSC

Nó: liferay-ce-prod02

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.