Livreto produzido no IFSC aborda as memórias de Urupema

EVENTOS Data de Publicação: 15 ago 2018 15:25 Data de Atualização: 15 ago 2018 15:50

O resgate de histórias e memórias de Urupema é o objetivo de um livreto produzido por servidoras do câmpus do IFSC na cidade. A obra Memórias da Antiga Sant’Anna traz frases que relatam acontecimentos ocorridos na cidade e costumes de seus moradores, além de fotografias relacionadas a essas frases. O livreto vai ser lançado na II Semana Cultural do Câmpus Urupema, em 23 de agosto.

A ideia do livreto surgiu no início de 2018, quando, por brincadeira, usuários de redes sociais começaram a usar a expressão “Diz que é da Urupema, mas...” em posts nos quais falavam sobre acontecimentos, locais e hábitos da cidade. Esse fato chamou a atenção da técnica em assuntos educacionais Camila Koerich Espíndola, do Câmpus Urupema do IFSC, e do geógrafo e morador da cidade Vitor Cardoso Ribeiro, que passaram a reunir essas frases, a buscar mais informações sobre os fatos narrados e também a buscar imagens relacionadas a elas.

“Sempre buscamos trabalhar a valorização da cultura local”, explica Camila, que é servidora do IFSC em Urupema desde 2010. No ano passado, por exemplo, foi realizado o evento “Halloween na Serra”, com resgate contos locais e participação de aproximadamente 300 pessoas. “Todo esse movimento aproximou a comunidade do câmpus”, diz.

Sant'Anna, que aparece no nome do livreto, é a antiga denominação do distrito de São Joaquim que, em 1988, emancipou-se, dando origem ao município de Urupema. “Essa pequena cidade tem paisagens, que rendem belas fotos e pinturas, uma culinária saborosa, o calor do fogão à lenha e um povo acolhedor. Tais peculiaridades, que fazem parte da identidade cultural desse povo, são o que geralmente atraem o turista, por exemplo, ” comenta Camila.

Os autores mantiveram na obra o jeito urupemense de falar ao usar o "Diz que é da Urupema", em vez de "Diz que é de Urupema", que é o mais aceito na norma culta. Junto com Camila e Vitor, participaram da organização do livreto a fotógrafa Evilin Cristini Pereira de Oliveira e a professora do Câmpus Urupema Raquel Franciscatti dos Reis.

O livreto será lançado e distribuído na noite de exposições da  "II Semana Cultural", que este ano tem como tema "Retratos da Serra". A noite de exposições será realizada em 23 de agosto, a partir das 19h, no Câmpus Urupema, e conta com a seguinte programação:

Palestra de abertura
Com Rodrigo Rosa, historiador da Fundação Catarinense de Cultura.

Apresentação cultural de dança tradicionalista

Salas de exposições

• “Os mestres da Serra”: obras de arte de Malinverni Filho e Martinho de Haro
  • “Pintando a Serra”: exposição das pinturas em tela dos estudantes de Urupema (oficina da artista plástica Nani Rodrigues)
  • “Urupema nas lentes do tempo”: exposição fotográfica (oficina da fotógrafa Evilin Cristini)
  • “Nossos bichos”: exposição de artesanatos da fauna local (oficina da designer de moda Micheli Hoffmann)
  • “Urupema em poemas”: poemas escritos pelos estudantes do Proeja, em português e inglês (oficina das professoras Raquel Franciscatti e Jainefer Andrade)

Mostra gastronômica

• “Alimentação e cultura tradicional kaingang”, por Matilde Koito e Laudir Belino (anciões da Terra Indígena Xapecó/Ipuaçu) e professores do IFSC Guilherme Babo Sedlacek e Evelise Zerger
  • Caldo de soquete, realizado pela comunidade, com apoio da Prefeitura Municipal de Urupema.

EVENTOS CÂMPUS URUPEMA