O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Representante no 'Meninas na Ciência' voltará a Brasília para apresentar projeto ao público

ENSINO Data de Publicação: 28 ago 2018 09:56 Data de Atualização: 28 ago 2018 10:09

A aluna Leandra Oliveira Xavier, da quarta fase da graduação em Processos Químicos do Câmpus Lages, representou o IFSC no Desafio de Projetos do ConectaIF 2018, que teve como tema “Meninas na Ciência”. “Foi incrível participar de um evento como esse e de tamanha importância. Conheci gurias do Brasil inteiro. Me sinto muito honrada com a oportunidade de desenvolver um protótipo com elas e com os mentores”, conta ela, que vai retornar em outubro a Brasília, para representar a equipe durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, e apresentar o projeto ao público. “Sinto que voltei mais madura e com novas experiências e com algo a mais para desenvolver na comunidade. Pretendo manter meu foco nos meus estudos e no meu trabalho”, conclui.

O ConectaIF é um evento organizado pelo Instituto Federal de Brasília (IFB) e aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, de 7 a 10 de agosto. Cada instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica foi representada por uma estudante.

O objetivo foi fortalecer a relação entre a instituição e o mundo do trabalho. No evento, pessoas de diferentes áreas de atuação puderam conversar, trabalhar em conjunto, demonstrar seu potencial e fechar parcerias, englobando a difusão de conhecimento com a participação efetiva de pesquisadores, professores e alunos, gestores, empresários, instituições parceiras e público visitante.

O Desafio de Projetos proposto no ConectaIF buscou criar, a partir de uma lista de materiais, kits didáticos para o ensino das disciplinas de Matemática, Física, Química e Biologia no ensino médio. Leandra participou da equipe que desenvolveu o “Quimbox”, ferramenta para facilitar o ensino da disciplina de química no ensino médio. Os materiais para montagem são sustentáveis e de baixo custo. Com o Quimbox, os alunos aprendem na prática métodos de separação de misturas - catação, filtração, separação magnética, decantação, destilação simples, ventilação, peneiração e centrifugação. A equipe criou um manual com orientações para manusear os equipamentos e disponibilizou um aplicativo que auxilia na compreensão dos métodos de separação de misturas e no entendimento da química no cotidiano. Os vídeos são traduzidos para a linguagem de libras e têm cores em contraste baixo para pessoas com pouca visão. “Todo evento e projeto agrega sempre muito aprendizado por conta das diversas experiências, mas esse me deu um choque de realidade na falta de reconhecimento feminino nas ciências exatas”, conclui Leandra.

ENSINO

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.